1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Áreas de instabilidade avançam por SP hoje
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Áreas de instabilidade avançam por SP hoje

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto por Peter Gatz Birle, São Paulo(SP)

5 min de leitura

Oferecido por

As condições para chuva aumentam para o estado de São Paulo nesta sexta-feira, 5, e a primeira semana de 2018 vai terminar como começou, com muitas nuvens e pancada de chuva. O risco de chover forte volta a aumentar no fim de semana com a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista.

 

 

A maioria das áreas do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo e as praias vão poder contar com períodos com sol na manhã desta sexta-feira. Mas as nuvens pequenas e o ar relativamente seco que predominaram na tarde da quinta-feira, darão lugar a nuvens carregadas e a pancadas de chuva na tarde desta sexta-feira, 5 de janeiro. Em áreas próximas da divisa com Minas Gerais, a chuva pode começar já pela manhã.

Do litoral norte e do Vale do Paraíba, passando pela Mantiqueira até a região de Franca e de Ribeirão Preto, as pancadas de chuva à tarde e à noite podem ser moderadas a fortes em alguns momentos. Na Grande São Paulo e nas demais regiões do estado, a chuva volta com até moderada intensidade. A menor chance de chuva para esta sexta-feira é para a faixa oeste e o sul do estado de São Paulo, regiões próximas ao Paraná.

 

Fim de semana com frente fria

O primeiro fim de semana de 2018 será com risco de chuva forte em todo o estado de São Paulo durante a tarde e noite do sábado e durante o domingo. A chegada de uma frente fria no litoral paulista entre a tarde e a noite do sábado e a intensificação de ventos quentes e úmidos vindos do interior do país vão facilitar a formação de muitas nuvens carregadas por todo o estado de São Paulo.

Grande São Paulo e a maioria das áreas pelo interior ainda devem ter várias horas com sol na manhã do sábado. O litoral norte, a Baixada Santista e o norte do estado podem ter um pouco de chuva já na manhã do sábado.

 

As condições para chuva aumentam no domingo em todas as regiões paulistas.

Confira a previsão para a São Paulo para os próximos 5 dias.

 

Satélite de SP

Acompanhe a nebulosidade sobre SP pelas imagens de satélite

 

 

Ar seco

O nível de umidade no ar baixou de forma geral em todas as regiões do estado de São Paulo nesta quinta-feira, 4 de janeiro. Os menores índices medidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia ocorreram no leste do estado, com 26% em Taubaté e 28% em Barueri, na Grande São Paulo.

Esta queda no nível de umidade do ar que inibiu o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva em praticamente todo o estado de São Paulo. Radares meteorológicos detectaram pequenas áreas de chuva no fim da tarde em algumas cidades próximas da divisa com Minas Gerais, como Pedregulho, Franca, Cajuru e Tapiratiba.

 

Tarde seca na capital

Na cidade de São Paulo, o INMET registrou 29% na medição de umidade relativa feita automaticamente e 39% na leitura feita por um técnico em instrumento convencional nesta quinta-feira(4). Nos dois casos, foi a tarde mais seca deste ano até agora e a mais seca desde o dia 17 de dezembro de 2017, quando o nível de umidade no ar medido foi de 38% no modo convencional e de 27% no modo automático.

 

 

SP_SãoPaulo_PeterGatzBirle_30032017_nuvens_nublado_temporal2

Foto por Peter Gatz Birle, São Paulo(SP)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias