Oferecido por
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás vão continuar com bastante instabilidade nesta terça-feira (9). Os três estados já tiveram chuva volumosa no fim de semana, passando de 50 mm em diversas localidades, e a previsão ainda indica chuva forte.
A permanência de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia mantém as áreas de instabilidade ativas entre Mato Grosso do Sul, o oeste e sul de Mato Grosso nesta terça-feira. O tempo segue fechado com chuva em vários momentos do dia e o risco de chuva forte e volumosa permanece.
Acompanhe as temperaturas para Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) nos próximos dias.
Apesar de alguns períodos de sol nas demais áreas de Mato Grosso e no sul de Goiás, o céu continua com muitas nuvens e é alta a chance de chuva forte no decorrer do dia.
Instabilidade enfraquece em GO e no DF
Ao mesmo tempo que essas áreas continuam com bastante chuva, a instabilidade vai começar a enfraquecer sobre o centro-norte de Goiás e o Distrito Federal. A Alta subtropical do Atlântico Sul (ASAS) volta a influenciar o tempo e tende a diminuir as áreas de nuvens mais pesadas. O sol reaparece com mais força nesta terça, faz calor e as pancadas de chuva com raios retornam à tarde e a noite. Nos próximos dias, a quantidade de pancadas de chuva será menor em Goiás e no Distrito Federal.
Acompanhe as temperaturas para Goiânia (GO) e Brasília (DF) nos próximos dias.
Temporais nesta segunda
No início da tarde desta segunda-feira (8) um temporal atingiu Brasília e a região de Águas Emendadas, no Distrito Federal. A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 11,4 mm em duas horas em Águas Emendadas.
Foto: Wilan Nascimento. Chuva forte avança por Brasília/DF na tarde desta segunda-feira.
Em Mato Grosso do Sul, onde a chuva caiu desde cedo, o começo da tarde foi marcado por chuva forte em Três Lagoas. Foram 17,4 mm no período de duas horas, pelo INMET. O município de Silvânia, no centro-sul de Goiás, acumulou 13,6 mm em uma hora.
Veja no Agroclima: Chuva pode prejudicar a produtividade em Mato Grosso