Chuva diminui em São Paulo e o sol aparece nesta terça

08/01/2018 às 13:48
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tempo chuvoso derruba a temperatura e capital paulista registra a tarde mais fria para janeiro em 6 anos.

A chuva persistente e o céu nublado que predominam em São Paulo a mais de 24 horas derrubaram a temperatura. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou apenas 16,5°C de temperatura mínima na capital paulista nesta segunda-feira, 8 de janeiro. Foi a menor temperatura do ano de 2018 até agora e, para um dia de janeiro, foi o menor valor desde 22/1/2017, quando a temperatura baixou para 16,2°C.

 

Com o tempo chuvoso, a temperatura continuava amena no começo da tarde e não superava os 21°C por volta das 13 horas. A tarde do domingo, 7 de janeiro, foi também a mais amena de 2018 até agora, com temperatura máxima de apenas 20,2°C. Mas para janeiro, foi a tarde mais fresca em 6 anos, desde 27/1/2012, quando a temperatura máxima foi de apenas 18,8°C.

 

Ar úmido e quente

No verão, a temperatura pode ter quedas bruscas e ficar muito abaixo do normal. Isto em geral acontece depois de mais de 24 horas sem sol e com tempo chuvoso, ou com a passagem de massas polares fortes, com intensidade acima do normal para janeiro.

O ar úmido e quente normalmente predomina sobre a região da Grande São Paulo, e do estado de São Paulo de forma geral, durante os meses de verão. Por isso temos a sensação de abafamento em quase todos os dias da estação. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a média histórica da temperatura máxima para referência em janeiro na cidade de São Paulo é de aproximadamente 27°C e a média histórica da mínima para este mês é de 19°C.

 

Rápido aquecimento

Um dia chuvoso faz a temperatura baixar em qualquer época do ano. Tempo chuvoso e com ar polar é situação ideal para esfriar o ar. Mas em janeiro, quando o sol reaparece, o ar aquece rapidamente. Com o sol de janeiro não se brinca! E é isto que está revisto para acontecer em São Paulo nos próximos dias. A chuva diminui durante esta terça-feira, 9, e o sol já deve começar a dar as caras, mas de forma tímida. Sol forte só durante a quarta-feira, o que vai fazer a temperatura subir bastante. A sensação nesta terça-feira ainda será de um dia ameno, mas na quarta a população da capital paulista e da Grande São Paulo volta a sentir calor.

 

Chuva

Segundo Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva acumulado de 1 a 8 de janeiro (até às 10 horas) no Mirante de Santana, na zona norte da capital, foi de 80,1 mm, o que corresponde a 34% do volume médio de chuva normal para janeiro que é de 237 mm.

Um sistema de alta pressão atmosférica começa a ganhar força sobre São Paulo durante esta terça-feira. Isto vai fazer com que as áreas de instabilidade enfraqueçam diminuindo a nebulosidade e a chuva. Não vai parar de chover completamente, mas a partir desta terça-feira a chuva já não será tão persistente. Entre a quarta-feira, dia 10, e o domingo, 14 de janeiro, as pancadas de chuva se concentram à tarde e à noite.

 

 

Foto de Paula Soares, São Paulo (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

30°
max

0mm / 0%