Oferecido por
O tempo ficou mais instável no sul de Mato Grosso do Sul na tarde da terça-feira, 9 de janeiro, e voltou a chover com forte intensidade em vários locais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia Ponta Porã acumulou 52,8 mm em 6 horas de chuva entre 14 e 19 horas (hora local). Em Juti choveu 61,6 mm entre 11 e 19 horas (local). Pancadas de chuva moderadas ocorreram em vários locais do estado durante a terça-feira, embora a região da capital, Campo Grande, tenha ficado só com muitas nuvens até o começo da noite.
As áreas de instabilidade sobre o Mato Grosso do Sul e também sobre o centro-oeste e sul de Mato Grosso e sobre o sul de Goiás vão persistir e se intensificar nos próximos dias. Volumes de chuva relativamente elevados, em torno dos 100 mm, devem ser acumulados até o domingo, 14. Até lá, podem ocorrer várias pancadas de chuva com raios, com moderada a forte intensidade, inclusive sobre as capitais Campo Grande e Cuiabá.
A intensificação da chuva sobre o Mato Grosso do Sul, sobre o sul de Goiás e sobre a maior parte de Mato Grosso está relacionada com a presença de uma grande área de baixa pressão atmosférica entre o Brasil, a Bolívia e o Paraguai e a grande quantidade de ar úmido e quente que será levada pelos ventos para estas regiões.
Acompanhe a evolução das nuvens pelas imagens de satélite
Chuva diminui em Brasília e em Goiânia
As condições para chuva tendem a diminuir sobre Brasília e por todo o Distrito Federal e sobre a região de Goiânia e todo o centro-norte e Goiás. Um sistema de alta pressão atmosférica ganha força sobre estas regiões deixando o ar mais seco. Além da redução da umidade, a alta pressão vai dificultar o crescimento das grandes nuvens. As pancadas de chuva ainda vão ocorrer nos próximos dias, porém em poucas áreas e com menos volume dos nos últimos dias.
Foto de Luis Fernando, Bataguassu (MS)
#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!
O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.
Notícias - informações importantes do tempo e do clima
Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio
Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática