Chuva muito forte sobre o Grande Rio

15/01/2018 às 20:37
por Josélia Pegorim

Atualizado 15/01/2018 às 20:57

Oferecimento
Violenta tempestade passou sobre a região da Baixada Litorânea. Cidade do Rio de Janeiro pode chegar aos 40°C esta semana.

Uma violenta tempestade caiu sobre a região da Baixa Litorânea, no Grande Rio, no começo da noite desta segunda-feira, 15 de janeiro. Segundo o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais), em apenas 10 minutos choveu 22,8 mm sobre Itaboraí, na região de São José. Isto representa uma chuva muito forte, pois tecnicamente já se considera como chuva forte um volume de 20 mm distribuídos ao longo de 1 hora de chuva. No acumulado de 1 hora, entre 18h50 e 19h50, esta região de Itaboraí recebeu 58,2 mm.

 

Neste mesmo período choveu 43,0 mm em Maricá (Itapeba). Em Cachoeiras de Macacu a chuva foi muito intensa também acumulando 51,6 mm entre 18h20 e 19h20.

A chuvarada passou sobre Saquarema com rajadas de vento com até 79 km/h entre 19 e 20 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Estas nuvens muito carregadas cresceram na região de Cachoeiras de Macacu e avançaram para a região de Itaboraí, mas foram reforçadas por outra área de temporal que veio a Baixada Fluminense.

 

Acompanhe o movimento das nuvens carregadas pelas imagens de satélite

 

A chuva forte não atinge tende a se espalhar sobre a região dos Lagos e não atinge a cidade do Rio De Janeiro.

 

 

Foto de Luciano Bastos, Cachoeiras de Macacu (RJ), 15/01/18

 

Nesta terça-feira, por causa do calor e da grande disponibilidade de umidade, áreas de instabilidade voltam a crescer sobre o estado do Rio de Janeiro. Há risco de fortes pancadas de chuva em todas as regiões fluminenses, mas especialmente sobre o Grande Rio e o centro-sul do estado, incluindo as cidades serranas e a Costa Verde.

 

 

Calor vai aumentar no RJ

As condições para chuva vão diminuir sobre o estado do Rio de Janeiro entre a quarta e a sexta-feira, 19 de janeiro. A nebulosidade diminui, o sol fica mais forte e o calor vai aumentar. A temperatura na cidade do Rio de Janeiro poderá chegar aos 40°C (ou muito perto disto) no fim da semana. Mas no fim de semana, as condições para chuva, e o risco de temporais, volta a aumentar.

No dia 15 de janeiro de 2018, o Rio de Janeiro foi a capital mais quente do Brasil, com temperatura máxima de 36,3°C (INMET)

A nebulosidade e chance de chuva diminuem no Rio de Janeiro por causa da intensificação da ASAS sobre a Região Sudeste do Brasil. Veja como fica a chuva no Brasil nos próximos 5 dias.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

2mm / 20%