Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva no Sul do Brasil ainda preocupa nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Vania, Maria Helena (PR): nuvens de tempestade se aproximam na noite de 18/01/18

5 min de leitura

Oferecido por

Mesmo com previsão de horas com sol e nuvens, mas sem chuva em grande parte do Sul do Brasil, a sexta-feira ainda é de alerta para temporais nos três estados. Faz calor e a sensação de abafamento é grande em toda a Região, independente de estar chovendo ou não. As nuvens carregadas voltam a crescer com o aquecimento e a umidade do ar elevada e as pancadas de chuva retornam com força à tarde e à noite. Só não deve chover no centro-sul e no leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre.

 

 

Há risco de chuva forte, com raios e fortes rajadas de vento, entre 60 km/h e 90 km/h, em todos os estados, mas as pancadas de chuva mais volumosas e preocupantes devem ocorrer em áreas do Paraná, do oeste, norte e nordeste de Santa Catarina.

Regiões que já tiveram muita chuva e foram alagadas nos últimos 10 dias, como o litoral norte de Santa Catarina, áreas no Vale do Itajaí e o litoral do Paraná podem voltar a ter chuva volumosa.

Para Curitiba e Florianópolis também há previsão de mais chuva, mas que não deve ser tão forte e violenta como na semana passada.

 

 

Foto de Vania, Maria Helena (PR): nuvens de tempestade se aproximam na noite de 18/01/18

 

 

La Aripuca: salvando a mata em Puerto Iguazú, o lado argentino de Foz do Iguaçu

 

Fim de semana

O Sul do Brasil terá sol, calor e mais temporais no fim de semana. O sábado terá várias horas com sol forte. As áreas de instabilidade crescem durante a tarde espalhando pancadas de chuva que podem ser fortes por quase toda a Região. A chuva se prolonga pela noite. Pode chover também pela manhã no leste o Paraná.

Para o domingo, a previsão é de mais áreas de instabilidade já atuem desde cedo. Muitas áreas da Região Sul passam o domingo com muitas nuvens, chuva que pode ser forte e períodos de melhoria.

 

A população do oeste do Rio Grande do Sul deve ficar atenta para muita chuva na próxima semana.

 

Grandes volumes de chuva

Nuvens negras voltaram a se espalhar sobre os três estados da Região Sul do Brasil provocando mais temporais na tarde e noite da quinta-feira, 18 de janeiro. Um dos locais onde mais choveu no Sul do Brasil, e em todo o país, foi na região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Em apenas 6 horas de chuva, entre 13 horas e 19 horas foram acumulados 66,2 mm, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. No mesmo período as regiões de Cascavel, Juaguapitã e Apucarana acumularam de 25 mm a 45 mm segundo o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

 

Foz do Iguaçu acumulou cerca de 1200 mm desde outubro. Veja como ficaram as cataratas com tanta chuva. É impressionante!

 

 

As fortes pancadas de chuva também ocorreram em áreas do Rio Grande do Sul de Santa Catarina. Em Serafina Correa (RS), foram quase 26 mm em 1 hora de chuva e em Palmeira das Missões (RS) choveu cerca de 30 mm no começo da noite.

Chuvas muito mais volumosas ocorreram no Sul do Brasil nos últimos 15 dias e por isso grande parte do Paraná e de Santa Catarina já acumulou de 100 a 200 mm de chuva. Em alguns locais do leste catarinense e do oeste do Paraná, o total de chuva supera 250mm. Em Florianópolis, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia já choveu cerca de 260 mm. Em Planalto, no oeste do Paraná, o acumulado chegava aos 330 mm no dia 18 de janeiro.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias