Oferecido por
Voltou a choveu forte sobre a Grande Florianópolis entre a noite do domingo, 21, e a madrugada desta segunda-feira, 22 de janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou em apenas 1 hora quase 32 mm no fim da noite do domingo. O acumulado de 24 horas, entre 10 horas do dia 21 e 10 horas do dia 22 de janeiro foi de 48,7 mm. Porém, em outro ponto de medição, CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 152,1 mm, na região da praia Areias do Campeche.
A chuva voltou forte depois da chuvarada que já havia caído entre os dias 9 e 12 de janeiro e com o temporal deste início de semana, o total de chuva acumulado sobre Florianópolis já supera dos 300 mm. Pelo Instituto Nacional de Meteorologia, entre o dia 1 e 10 horas do dia 22 de janeiro choveu 308 mm, o que corresponde a quase o dobro a média de chuva normal de chuva para um janeiro, que varia de 160 a 170 mm.
Janeiro de 2018 já é o janeiro mais chuvoso em 6 anos, desde 2012, quando choveu 353,5 mm sobre Florianópolis, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Frente fria
Janeiro não acabou e as pancadas de chuva também não. A previsão é de mais pancadas de chuva para a região de Florianópolis para os próximos dias. A semana é de muita atenção por causa da passagem de uma nova frente fria. Com o calor e a passagem da frente fria, não se pode descartar o risco de outras fortes pancadas de chuva. Embora não haja expectativa de chuva prolongada e volumosa como ocorreu entre os dias 9 e 12 de janeiro, a população deve ficar atenta para deslizamentos de terra e alagamentos, pois o volume de água acumulado este mês já é muito grande, quase o dobro do normal.
Vento
A população do litoral catarinense deve ter atenção com o aumento da velocidade dos ventos. Durante a quarta-feira, 24 de janeiro, e a quinta-feira, 25, há risco de fortes rajadas de vento que poderão alcançar rajadas entre 60 km/h e 80 km/h.