Oferecido por
Nuvens carregadas crescem sobre a Grande São Paulo por causa do excesso de calor e da disponibilidade de umidade no ar. As pancadas de chuva recomeçaram nesta tarde desta vez pelas zonas sul e leste da capital, mas também em áreas do Grande ABCD e na região de Guarulhos.
As áreas de instabilidade se dissiparam sobre a Grande São Paulo e por volta das 18 horas apenas chuva fraca a moderada era observada nos bairros da zona leste da capital e municípios no leste da Grande São Paulo. Pode voltar a chover à noite. O CGE - Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura - retirou todos os estados de alerta e atenção às 18 horas.
Alagamentos
A chuva forte da tarde desta terça-feira causou o transbordamento do córrego Ipiranga, na zona sudeste da cidade de São Paulo. O CGE registrou 12 pontos de alagamento até às 18 horas e 4 ainda estavam ativos nesta hora, sendo 3 intransitáveis.
Pela medição do CGE, os maiores acumulados de chuva na tarde desta terça-feira foram de 23,0 no Ipiranga e de aproximadamente 21 mm em Itaquera e em São Mateus. Já o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 70 mm em áreas de Santo André.
A foto mostra a árvore que caiu com o temporal na rua Boqueirão, no bairro da Saúde.
Foto de Caio Barbosa do Nascimento, São Paulo (SP), 23/1/18
Chuva à noite
No decorrer da noite desta terça-feira ainda há condições para mais chuva na Grande São Paulo e em diversas áreas do litoral e do interior. As pancadas de chuva com raios podem voltar fortes também na Grande São Paulo
Acompanhe a chuva na Grande SP pelos radares Climatempo-USP
Às 15h20, o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura - colocou toda a zona leste da cidade de São Paulo em atenção para alagamentos. Não houve registros de alagamento ontem, segundo o CGE, mas no domingo foram 10 locais alagados, sendo quatro de forma intransitável.
Foto por Marcelo Pinheiro, São Paulo(SP)
Calor intenso em SP
Todo o estado de São Paulo está muito quente nesta terça-feira. Até 15 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia já havia registrado 36,2°C em Iguape, no litoral sul do estado, 36,6°C em Votuporanga (noroeste de SP), 36,0°C em Registro (sul, Vale do Ribeira) e 27,5°C em Campos do Jordão.
Na capital, a medição automática de temperatura indicou 32,5°C entre 13 e 14 horas. A tarde do dia 23 de janeiro pode ser a mais quente do ano até agora. O recorde atual é de 31,8°C registrado ontem pela medição convencional
A Climatempo adota como critério para recordes nas capitais brasileiras, as temperaturas extremas registradas nas estações meteorológicas chamadas de "convencional" , pois são as estações mais antigas do que as automáticas e possibilitam um período de tempo muito maior de comparação de dados para averiguação de recordes.
Frente fria
Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta quarta-feira e se aproxima de São Paulo até a noite. O calor intenso continua em todo o estado e a aproximação da frente fria aumenta o risco de temporais.