Litoral de SP e Vale do Paraíba em alerta para deslizamentos

26/01/2018 às 12:09
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva volumosa persiste por mais 24 horas. Mar agitado agrava a situação nas praias.

A chuva moderada a forte e persistente que cai desde a madrugada desta feira na Baixada Santista, no Litoral Norte de São Paulo e também em áreas do Vale do Paraíba deixa estas regiões em alerta para grandes alagamentos e deslizamentos. A mudança no tempo foi provocada pela passagem de uma frente fria (Veja alerta)

 

Várias áreas entre Bertioga e Ubatuba já acumulada mais de 100 mm em 24 horas, mas em alguns locais foi em menos tempo. Em Bertioga, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 110,2 mm em 4 horas de chuva, entre 6 horas e 10 horas da manhã.

O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou mais de 100 mm em 24 horas em vários locais de Ubatuba, de Cubatão e de Ilhabela. O Litoral Norte recebeu os maiores volumes de chuva até às 10 horas.

Em Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba, a chuva deixou ruas e casas alagadas. Bairros em Santos e em São Vicente, na Baixada Santista também registravam alagamentos na manhã da sexta-feira, 26 de janeiro.

 

 

Chuva volumosa no litoral norte de SP 26-1-18

 

 

Chuva volumosa na Baixada Santista 26-1-18

 

 

Mais chuva

A situação ainda deve ser agravar nas próximas 24 horas, pois a previsão é de que a chuva continue persistente, moderada a forte durante várias horas, na tarde e noite da sexta-feira, 26, e na madrugada do sábado, 27 de janeiro. A pior situação, de chuva mais volumosa, é para o Litoral Norte e para a Serra do Mar. Durante a manhã do sábado, a expectativa é de que a chuva diminua, mas não pare completamente. Períodos de melhoria, já com a presença de momentos com sol, podem ocorrer na tarde do sábado, mas ainda há risco de chuva na Baixada Santista, no Litoral Norte, na Serra Do Mar e no Vale do Paraíba.

Para o domingo, a previsão é de que o sol volte a aparecer forte durante várias horas, mas pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde, porém com curta duração e só em alguns locais. Não há previsão de chuva generalizada no domingo.

 

 mapa_satelite_goes_ok

 

 

Mar agitado

A população que está no litoral paulista deve ficar atenta ao mar agitado. A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca. O mar deve se manter alto e agitado no fim de semana, causando situação de represamento que poderá comprometer o escoamento da água do continente em algumas praias. A lua cheia no dia 31 de janeiro colabora para manter a maré alta.

 

Chuva forte na próxima semana

O litoral de São Paulo, especialmente a Baixada Santista e o Litoral Norte, poderão enfrentar outra situação de chuva forte e volumosa na próxima semana, entre os dias 29 de janeiro e 31 de janeiro. Acompanhe a previsão do tempo.

 

 

Foto de Clara Machado, Ubatuba (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%