Oferecido por
Muita gente sentiu um friozinho desde ontem na cidade de São Paulo. É que além do tempo chuvoso, ventos frios de origem polar chegaram ao estado de São Paulo ajudando a refrescar o ar. Na madrugada desta segunda-feira, a temperatura teve uma ligeira queda em relação aos últimos dias em muitas áreas paulistas.
Na capital, a madrugada de 31 de janeiro foi a segunda mais fresca do ano até agora, com temperatura mínima de 17,2°C. A medição foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo. A menor temperatura de 2018 até agora neste local foi de 16,5°C no dia 8 de janeiro.
O ar frio de origem polar vai influenciar o estado de São Paulo durante toda a semana mantendo a temperatura agradável à noite e ao amanhecer e evitando que o calor seja muito intenso à tarde.
Além disso, a presença deste ar mais frio reduz a nebulosidade e afasta os temporais da maioria das regiões paulistas por alguns dias. A atmosfera fica menos quente e os paulistas terão noites frescas no restante da semana.
Grande SP com temperatura amena
A Grande São Paulo segue a semana com temperatura amena por causa do predomínio dos ventos frios de origem polar. A maioria das áreas da região metropolitana terá períodos com sol já nesta quarta-feira, mas entre muitas nuvens. Pode garoar à noite nesta quarta-feira. Com o vento frio e o excesso de nuvens, a temperatura não se eleva muito até o fim da semana, mesmo com a presença do sol. Nesta terça-feira, os termômetros não passaram dos 23°C por causa da falta do sol e do tempo chuvoso.
Apesar da grande quantidade de nuvens por várias horas, não há expectativa de chuva para a Grande São Paulo pelo menos até o domingo. Confira como fica a temperatura na capital.
Foto por Peter Gatz Birle, São Paulo(SP)
Litoral com tempo instável
A chuva enfraquece bastante no litoral paulista, mas não para. Nos próximos dias, pelo menos até o domingo, o litoral paulista fica com muita nebulosidade e ainda sujeito a chuva, mas sem fraca. Porém, a chuva pode ocorrer a qualquer hora.
A semana também segue com temperatura amena nas praias por causa do excesso de nebulosidade e da presença dos ventos frios de origem polar.
Menos chuva
As condições para chuva diminuem também pelo interior do estado de São Paulo. Nesta quarta-feira o ar ainda fica muito úmido e várias áreas amanheceram com névoa, mas o sol aparece no decorrer da manhã. Há previsão de pancadas de chuva em alguns locais do norte e do oeste do estado, mas a chuva não se prolonga por muitas horas.
A partir de quinta-feira e até o domingo, o interior paulista tem mais sol e menos umidade, podendo chover apenas em áreas do norte do estado.
Chuva de janeiro na capital
A chuva do da tarde e começo da noite da terça-feira deixou 9 alagamentos na cidade de São Paulo, mas todos transitáveis, segundo informações do site do CGE - Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura. As chuvas mais volumosas somaram de 15 a 20 mm e 6 horas durante a tarde.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 1 até 10 horas do dia 30 de janeiro, São Paulo acumulou 228,1 mm de chuva, pouco abaixo da média normal para a janeiro que é de aproximadamente 254 mm. A medição foi feita no Mirante de Santana, na zona norte da cidade.