Pará tem chuva muito volumosa

06/02/2018 às 16:28
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Belém já acumula 56% da média histórica de fevereiro. Municípios registraram os maiores volumes de chuva do BR em 24 horas.

A chuva não para no estado do Pará e tem sido extremamente volumosa. As áreas de instabilidade tropicais continuam provocando temporais e gerando transtornos diários. Desde o fim de semana, ruas da capital Belém estão cheias de água, com diversos pontos de alagamento, lixo espalhado e muitas complicações no trânsito.  

 

Chuva acima de 100 mm 

O município de Xinguara, registrou 164,8 mm de chuva entre às 9 horas de segunda-feira (5) e às 9 horas desta terça-feira (6), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foi o maior volume de chuva no Brasil neste período de 24 horas. A chuva ainda continuou durante toda esta terça-feira e o acumulado já alcança 172,6 mm. A média de chuva para o mês de fevereiro na cidade é de 265 mm. 

 

O volume de chuva também foi muito elevado nas últimas 24 horas em outras localidades. Até às 15 horas desta terça, o acumulado estava em 159,8 mm na região da Serra dos Carajás e em 135,8 mm em Tucumã

 

Volume de chuva em Belém 

A capital Belém já acumula em seis dias, 56% da média histórica de chuva do mês. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o volume de chuva desde o dia primeiro de fevereiro está em 232,4 mm, sendo que a média é de 413 mm. 

 

"Historicamente, fevereiro é o segundo mês que mais chove em Belém na escala anual, ficando atrás apenas do mês de março", explica o meteorologista Marcelo Pinheiro. 

 

PA_Belém-por-Roberto-Meira-5-2-18-temporal

Foto: Roberto Meira. Belém/PA.

 

 

Risco de chuva forte e volumosa 

O tempo permanece instável em todo o estado do Pará, com muitas pancadas de chuva de moderada à forte intensidade. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém alta as condições de chuva especialmente sobre o norte do Pará, incluindo a capital Belém. 

 

As áreas de instabilidade também vão provocar mais chuva sobre o Amapá, o Tocantins, o Amazonas, o Acre e Rondônia no decorrer desta quarta-feira (7) com risco de volumosa. Somente em Roraima, o tempo permanece mais seco, com baixa possibilidade de chuva. 

 

Relembre o fim de semana:

Chuva recorde no Pará e no Maranhão 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

29°
max

40mm / 90%