Bacia do rio Doce em alerta de inundação

07/02/2018 às 14:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva de fevereiro supera a média em muitas áreas da região. Previsão de diminuição da chuva vai favorecer a diminuição do nível dos rios no carnaval.

O grande volume de chuva de caiu sobre o leste de Minas Gerais e sobre Espírito Santo na primeira semana de fevereiro fez com que o nível dos rios da bacia do rio Doce subisse muito. Nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, o nível do rio Doce atingiu a cota de inundação em Governador Valadares, em Minas Gerais, e em Linhares, no Espírito Santo, pela medição do Serviço Geológico do Brasil. Tanto em Linhares como em Governador Valadares, a previsão deste órgão era de que o nível continuasse subindo no decorrer da tarde desta quarta-feira.

 

A água do Doce já invadia algumas casas em em Governador Valadares no começo da tarde da quarta-feira, 7 de fevereiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 215,0 mm de chuva nos primeiros 7 dias de fevereiro, superando a média normal para este mês que é de aproximadamente 129 mm. Em Linhares choveu 109 mm neste período, valor que passou ligeiramente da média que é de 105 mm. Até o começo da tarde do dia 7 de fevereiro, segundo o INMET, muitas áreas na bacia do rio Doce acumulavam de 150 mm a mais de 200 mm. Em Timóteo, o volume de chuva chegava a quase 292 mm.

 

Situação da bacia do rio Doce em 7/2/2018

 

 

 

Nível do rio Doce em 7/2/2018

 

 

O rio Piracicaba, um dos principais alimentadores do rio Doce, também estava com nível muito elevada. No começo da manhã de 7 de fevereiro, a cota de alerta já havia sido superada em Nova Era e em Mário de Carvalho.

 

Nível do rio Piracicaba em 7/2/2018

 

Previsão de chuva

A situação na bacia do rio Doce só não vai piorar porque a previsão é de grande diminuição da chuva nos próximos dias. Pancadas de chuva ainda devem ocorrer sobre a bacia do rio Doce nesta quinta-feira e na sexta-feira, 9 de fevereiro, mas não há previsão de chuva generalizada e nem de grandes volumes como os registrados no fim de semana passado.

A partir do sábado de carnaval, e durante os quatro dias de folia, o Espírito Santo e todo o leste e o norte de Minas Gerais terão sol forte e tempo seco. Sem chuva, a tendência é de que o nível do rio Doce e do Piracicaba baixe gradualmente. O sol forte durante o carnaval será bom para aumentar a evaporação e diminuir o excesso de água no solo.

A população capixaba e dos municípios da bacia do rio Doce devem se preparar para um carnaval com altas temperaturas.

 

 

Foto de Nalu Souza, Governador Valadares (MG)