1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Temporais continuam nos próximos dias, mas mudam de lugar
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais continuam nos próximos dias, mas mudam de lugar

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Wilan Nascimento, Brasília (DF)

5 min de leitura

Oferecido por

Tempestades violentas voltaram a ocorrer em diversos estados brasileiros durante a quarta-feira, 7 de fevereiro. A chuva muito forte em pouco tempo deixou acumulados maiores do que 40 mm em 1 hora em Brasília e em Belém. Mas no noroeste do Ceará houve um verdadeiro dilúvio na região de Viçosa do Ceará. Fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer em áreas do Espírito Santo e voltou a chover forte no interior de São Paulo e no Sul do Brasil, com granizo em Curitiba.

 

Os temporais em Brasília, no Espírito Santo, em Minas Gerais e na Bahia talvez tenha sido os últimos da chuvosa primeira semana de fevereiro. Com a intensificação da Alta Subtropical do Atlântico Sul sobre o Sudeste, sobre o Centro-Oeste e sobre a Bahia, as condições para chuva diminuem muito a partir do sábado de carnaval. Mas os temporais não vão parar por enquanto durante o carnaval, só vão mudar de lugar. A chuva aumenta no Sul e ainda cai forte em áreas do Norte e do Nordeste.

 

Veja como vai ficar o tempo no Brasil durante o carnaval 2018

 

Confira os volumes de chuva dos temporais de 7/2/2018

 

Distrito Federal

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,8 mm em apenas 1 hora, entre 16 e 17 horas em Brasília. O acumulado entre 16 horas e 19 horas foi de 75,2 mm. O temporal deixou várias ruas alagadas. Os 75 mm correspondem a mais ou menos 35% da média de chuva normal para fevereiro.

Confira a previsão para Brasília e a situação dos reservatórios

 

 

DF_temporal_7-2-18

 

 

Foto de Wilan Nascimento, Brasília (DF)

 

Maranhão

Fevereiro começou com verdadeiros dilúvios sobre o Maranhão. Votou a chover forte nesta quarta-feira na capital, São Luís. O INMET registrou 60,2 mm em 2 horas de chuva, sendo que 35,0 mm caíram em 1 hora, entre 15 e 16 horas (local). Na noite da terça-feira, 6, a cidade de Buriticupu recebeu quase 108 mm de chuva em apenas 3 horas.

 

Ceará

Dilúvio também a palavra cerca para descrever a chuvarada sobre Viçosa do Ceará na noite da quarta-feira, 7. O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou quase 147 mm de chuva em 8 horas.

 

 

 

Pará

Mais um temporal sobre Belém, capital do Pará. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,0 mm em 1 hora. O total acumulado em 4 horas de chuva foi de 56,0 mm.

Por causa do volume de chuva excepcional que caiu sobre o leste do Pará especialmente nas últimas 48 horas, o nível do rio Xingu subiu muito na e atingiu a cota de alerta em São Félix do Xingu, pela medição do Serviço Geológico do Brasil.

 

 

Situação da bacia do rio Xingu em 7/2/2018

 

 

Piauí

No Piauí, o aguaceiro foi na madrugada de 7 de fevereiro em Castelo do Piauí. Foram quase 88 mm de chuva entre 23 horas do dia 6 e 3 horas da madrugada do dia 7, hora local.

 

Bahia

Na Bahia, a chuva caiu pesada sobre Jacobina também na madrugada. Entre 23 horas do dia 6 e 4 horas da madrugada do dia 7 de fevereiro (hora local) foram registrados 83,4 mm de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Paraná

Choveu forte em Curitiba e houve queda de granizo em alguns locais. O acumulado de chuva foi de 28,6 mm em 3 horas, segundo o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Em General Carneiro choveu cerca de 38 mm em 2 horas de chuva.

 

São Paulo

As condições para chuva começaram a aumentar sobre São Paulo. Poucas pancadas de chuva ocorreram no dia 7 de fevereiro, mas foram fortes. Em Votuporanga choveu 48 mm em 2 horas.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias