Oferecido por
Tempestades violentas voltaram a ocorrer em diversos estados brasileiros durante a quarta-feira, 7 de fevereiro. A chuva muito forte em pouco tempo deixou acumulados maiores do que 40 mm em 1 hora em Brasília e em Belém. Mas no noroeste do Ceará houve um verdadeiro dilúvio na região de Viçosa do Ceará. Fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer em áreas do Espírito Santo e voltou a chover forte no interior de São Paulo e no Sul do Brasil, com granizo em Curitiba.
Os temporais em Brasília, no Espírito Santo, em Minas Gerais e na Bahia talvez tenha sido os últimos da chuvosa primeira semana de fevereiro. Com a intensificação da Alta Subtropical do Atlântico Sul sobre o Sudeste, sobre o Centro-Oeste e sobre a Bahia, as condições para chuva diminuem muito a partir do sábado de carnaval. Mas os temporais não vão parar por enquanto durante o carnaval, só vão mudar de lugar. A chuva aumenta no Sul e ainda cai forte em áreas do Norte e do Nordeste.
Veja como vai ficar o tempo no Brasil durante o carnaval 2018
Confira os volumes de chuva dos temporais de 7/2/2018
Distrito Federal
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,8 mm em apenas 1 hora, entre 16 e 17 horas em Brasília. O acumulado entre 16 horas e 19 horas foi de 75,2 mm. O temporal deixou várias ruas alagadas. Os 75 mm correspondem a mais ou menos 35% da média de chuva normal para fevereiro.
Confira a previsão para Brasília e a situação dos reservatórios
Foto de Wilan Nascimento, Brasília (DF)
Maranhão
Fevereiro começou com verdadeiros dilúvios sobre o Maranhão. Votou a chover forte nesta quarta-feira na capital, São Luís. O INMET registrou 60,2 mm em 2 horas de chuva, sendo que 35,0 mm caíram em 1 hora, entre 15 e 16 horas (local). Na noite da terça-feira, 6, a cidade de Buriticupu recebeu quase 108 mm de chuva em apenas 3 horas.
Ceará
Dilúvio também a palavra cerca para descrever a chuvarada sobre Viçosa do Ceará na noite da quarta-feira, 7. O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou quase 147 mm de chuva em 8 horas.
Pará
Mais um temporal sobre Belém, capital do Pará. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,0 mm em 1 hora. O total acumulado em 4 horas de chuva foi de 56,0 mm.
Por causa do volume de chuva excepcional que caiu sobre o leste do Pará especialmente nas últimas 48 horas, o nível do rio Xingu subiu muito na e atingiu a cota de alerta em São Félix do Xingu, pela medição do Serviço Geológico do Brasil.
Situação da bacia do rio Xingu em 7/2/2018
Piauí
No Piauí, o aguaceiro foi na madrugada de 7 de fevereiro em Castelo do Piauí. Foram quase 88 mm de chuva entre 23 horas do dia 6 e 3 horas da madrugada do dia 7, hora local.
Bahia
Na Bahia, a chuva caiu pesada sobre Jacobina também na madrugada. Entre 23 horas do dia 6 e 4 horas da madrugada do dia 7 de fevereiro (hora local) foram registrados 83,4 mm de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Paraná
Choveu forte em Curitiba e houve queda de granizo em alguns locais. O acumulado de chuva foi de 28,6 mm em 3 horas, segundo o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Em General Carneiro choveu cerca de 38 mm em 2 horas de chuva.
São Paulo
As condições para chuva começaram a aumentar sobre São Paulo. Poucas pancadas de chuva ocorreram no dia 7 de fevereiro, mas foram fortes. Em Votuporanga choveu 48 mm em 2 horas.