Temporais continuam nos próximos dias, mas mudam de lugar

07/02/2018 às 22:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Grandes volumes de chuva ainda ocorrem em diversos estados brasileiros

Tempestades violentas voltaram a ocorrer em diversos estados brasileiros durante a quarta-feira, 7 de fevereiro. A chuva muito forte em pouco tempo deixou acumulados maiores do que 40 mm em 1 hora em Brasília e em Belém. Mas no noroeste do Ceará houve um verdadeiro dilúvio na região de Viçosa do Ceará. Fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer em áreas do Espírito Santo e voltou a chover forte no interior de São Paulo e no Sul do Brasil, com granizo em Curitiba.

 

Os temporais em Brasília, no Espírito Santo, em Minas Gerais e na Bahia talvez tenha sido os últimos da chuvosa primeira semana de fevereiro. Com a intensificação da Alta Subtropical do Atlântico Sul sobre o Sudeste, sobre o Centro-Oeste e sobre a Bahia, as condições para chuva diminuem muito a partir do sábado de carnaval. Mas os temporais não vão parar por enquanto durante o carnaval, só vão mudar de lugar. A chuva aumenta no Sul e ainda cai forte em áreas do Norte e do Nordeste.

 

Veja como vai ficar o tempo no Brasil durante o carnaval 2018

 

Confira os volumes de chuva dos temporais de 7/2/2018

 

Distrito Federal

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,8 mm em apenas 1 hora, entre 16 e 17 horas em Brasília. O acumulado entre 16 horas e 19 horas foi de 75,2 mm. O temporal deixou várias ruas alagadas. Os 75 mm correspondem a mais ou menos 35% da média de chuva normal para fevereiro.

Confira a previsão para Brasília e a situação dos reservatórios

 

 

DF_temporal_7-2-18

 

 

Foto de Wilan Nascimento, Brasília (DF)

 

Maranhão

Fevereiro começou com verdadeiros dilúvios sobre o Maranhão. Votou a chover forte nesta quarta-feira na capital, São Luís. O INMET registrou 60,2 mm em 2 horas de chuva, sendo que 35,0 mm caíram em 1 hora, entre 15 e 16 horas (local). Na noite da terça-feira, 6, a cidade de Buriticupu recebeu quase 108 mm de chuva em apenas 3 horas.

 

Ceará

Dilúvio também a palavra cerca para descrever a chuvarada sobre Viçosa do Ceará na noite da quarta-feira, 7. O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou quase 147 mm de chuva em 8 horas.

 

 

 

Pará

Mais um temporal sobre Belém, capital do Pará. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,0 mm em 1 hora. O total acumulado em 4 horas de chuva foi de 56,0 mm.

Por causa do volume de chuva excepcional que caiu sobre o leste do Pará especialmente nas últimas 48 horas, o nível do rio Xingu subiu muito na e atingiu a cota de alerta em São Félix do Xingu, pela medição do Serviço Geológico do Brasil.

 

 

Situação da bacia do rio Xingu em 7/2/2018

 

 

Piauí

No Piauí, o aguaceiro foi na madrugada de 7 de fevereiro em Castelo do Piauí. Foram quase 88 mm de chuva entre 23 horas do dia 6 e 3 horas da madrugada do dia 7, hora local.

 

Bahia

Na Bahia, a chuva caiu pesada sobre Jacobina também na madrugada. Entre 23 horas do dia 6 e 4 horas da madrugada do dia 7 de fevereiro (hora local) foram registrados 83,4 mm de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Paraná

Choveu forte em Curitiba e houve queda de granizo em alguns locais. O acumulado de chuva foi de 28,6 mm em 3 horas, segundo o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Em General Carneiro choveu cerca de 38 mm em 2 horas de chuva.

 

São Paulo

As condições para chuva começaram a aumentar sobre São Paulo. Poucas pancadas de chuva ocorreram no dia 7 de fevereiro, mas foram fortes. Em Votuporanga choveu 48 mm em 2 horas.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - AL

21°
min

26°
max

0mm / 0%

São Luís - MA

24°
min

31°
max

7mm / 80%

FASES DA LUA

  • Crescente
    22/05
  • Cheia
    29/05
  • Minguante
    07/05
  • Nova
    15/05

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12