Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Vai dar ASAS e Melô do Cebezão neste carnaval

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Vai dar ASAS e Melô do Cebezão neste carnaval

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Fevereiro tem carnaval e calor no Brasil, mas também tem temporais típicos do verão. Não é à toa que tem marchinha de carnaval falando sobre o calor e chuva. É nesta estação que temos atuação da ZCIT (lê-se ZECITI) - a Zona de Convergência Intertropical -  que provoca chuva volumosa no Nordeste e Norte do país.
     
    É no verão também que temos a ZCAS (lê-se ZACAS), que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul, um dos principais sistemas meteorológicos do verão que que provoca muita chuva no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil. 
     
    A Climatempo convida todos a saírem atrás do "Cordão do Cebezão" neste carnaval.
    Divirtam-se com essa bem humorada versão meteorológica de duas tradicionais marchinhas de carnaval. O "cebezão" do título, e que aparece muitas vezes na letra da "marchinha meteorológica",  faz referência a abreviatura (Cb) da nuvem cumulonimbus, que provoca os temporais. É uma nuvem enorme, poderosa. Cb, cêbê, cebezão!
     
    Para entender a brincadeira meteorológica da letra é preciso saber que ASAS é a Alta Subtropical do Atlântico Sul, um sistema meteorológico muito importante e que reduz a chuva e a nebulosidade. Quando o sistema ASAS entra forte no Brasil no verão, o calor é intenso e chove pouco. O carnaval 2018 será marcado pela ASAS no Sudeste, em parte do Nordeste e do Centro-Oeste.

     

    Na letra da versão meteorológica, o Cb virou cebezão, ZCIT virou ZECITI, ZCAS é a ZACAS e ASAS ficou ASAS mesmo.

      

    Entenda a diferença entre ZCAS e ZCIT 

     

    Alá - lá -  ô, que calor! Feliz carnaval!

     

     

     

     

    Letra do Melô do Cebezão versão 2018 (por Josélia Pegorim, meteorologista)

     

     

    Melô do Cebezão – carnaval 2018  

     

    Primeira parte

    (música base: alá, lá ô, que calor ô, ô, ô - música e letra originais de Haraldo Lobo e Antônio Gabriel Nássara)

     

    ala-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

    mas que calor, ô ô ô ô ô ô

    atravessamos o deserto do Saara

    chegamos no Sudeste

    encontramos uma ASAS

    (intervenção rápida: que calor!!)

    ala-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

    mas que calor, ô ô ô ô ô ô

     

    viemos de uma seca

    rezamos muito pr´uma ZACAS se formar

    cebê, cebê, cebê meu bom cebêêêêê

    manda chuva pra iôiô, manda chuva pra iáiá

    cebêêêêê, meu bom cebêêêêê

    ala-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

    mas que calor, ô ô ô ô ô ô

     

    Segunda parte

    (música base: Cachaça não é água - música e letra originais de Carmen Costa e Mirabeu Pinheiro)

     

    se você pensa que ZECIT é ZACAS

    ZECIT não é ZACAS, não

    a zacas chove no Sudeste

    ZECIT chove no sertão

     

    se você pensa que confete é chuva

    confete não é chuva, não

    confete cai do prédio alto

    e chuva cai do cebezão

     

    ala-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

    mas que calor, ô ô ô ô ô ô

    ala-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

    mas que calor, ô ô ô ô ô ô

     

    (intervensão: e o funil do cebezão cada vez aumenta mais, e o funil* do cebezão cada vez aumenta mais)

    *funil: prolongamento em forma de funil que pode se formar na base de algumas nuvens Cb (cumulonimbus); quando o funil toca o solo é chamado de tornado e quando o funil toca o mar recebe o nome de tromba d´água.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias