Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Chuva aumenta e pode causar problemas entre Natal e Maceió

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva aumenta e pode causar problemas entre Natal e Maceió

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Jeferson Araújo, Caicó (RN)

    4 min de leitura

    Oferecido por

    As condições para chuva aumentam em parte do leste do Nordeste nos próximos dias. As regiões metropolitanas de Natal, João Pessoa e de Recife podem ter problemas com chuva forte e volumosa decorrer da semana. A partir desta quarta-feira, 14 de fevereiro, nuvens carregadas avançam do mar e se espalham entre o litoral do Rio Grande do Norte e de Pernambuco.

     

    Toda a faixa litorânea entre estes estados tem muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes nesta quarta-feira de carnaval. A chuva cai a qualquer hora e pode vir com moderada a forte intensidade. Há risco de raios.

    A tendência é de que as áreas de instabilidade fiquem mais fortes entre a quinta-feira e o sábado, aumentando o risco de chuva forte ao longo do litoral, inclusive nas capitais Natal, João Pessoa e Recife.

    A região de Maceió deve sentir um aumento da intensidade da chuva a partir da tarde da sexta-feira e pode chuva moderada a forte no fim de semana.

     

    Estimativa de chuva

    O mapa mostra a estimativa de chuva para 5 dias (de 14 a 18 de fevereiro) feita pelo modelo atmosférico global (GFS), dos Estados Unidos. As manchas verdes, que estão também na costa leste do Nordeste entre Natal e Maceió, indicam um total de pelo menos 100 mm acumulados em 5 dias. Fevereiro é um mês de pouca chuva no litoral leste do Nordeste. A média de chuva para este mês em Natal é de aproximadamente 87,0 mm e para Maceió 88,0 mm. Em João Pessoa, a média de chuva para fevereiro é de quase 110 mm e para Recife, a média é pouco abaixo de 150 mm. 

    Assim, se em 5 dias chover pelos menos 100 mm, já teremos praticamente toda a chuva de fevereiro em menos de uma semana. 

     

    Estimativa do total de chuva sobre o Nordeste entre 14 e 18 de fevereiro de 2018.

     

     

    Acompanhe as nuvens carregadas pelas imagens de satélite

     

    Foto de Jeferson Araújo, Caicó (RN)

     

     

    As regiões de Aracaju e de Salvador também terão pancadas de chuva frequentes no decorrer da semana, mas não há expectativa de chuva volumosa e que possa causar transtornos.

    As capitais Fortaleza, Teresina e São Luís continuam sujeitas a pancadas de chuva moderadas a fortes e com raios pelo menos até o domingo, 18 de fevereiro.

     

    Chuva e raios pelo interior do Nordeste

    A presença da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - na costa norte do Brasil favorece a entrada de ar úmido pelo interior do Nordeste. Até o domingo, 18 de fevereiro, a maioria das áreas do interior nordestino, incluindo o sertão, terá pancadas de chuva e que podem ocorrer com moderada a forte intensidade e com raios. A menor possibilidade de chuva é para o centro-oeste e o sudoeste da Bahia. Estas áreas terão pouca ou nenhuma chuva até a sexta-feira. As condições para chuva aumentam no próximo fim de semana. Confira os detalhes da previsão para a Região Nordeste.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias