Oferecido por
Esta é uma semana de atenção para a Região Sudeste do Brasil. Mudanças na circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão facilitar a formação de fortes áreas de instabilidade que poderão provocar temporais em todos os estados. A Região Sudeste vai passar toda a semana recebendo ar quente úmido vindo do centro-norte do Brasil. A semana termina com o deslocamento de uma frente fria pelo litoral do Sudeste
A atuação destas áreas de instabilidade não será igual em todos os dias em todos os estados, mas a até o fim da semana, os temporais poderão ocorrer em diversas áreas de toda a Região Sudeste. No meio da tarde da segunda-feira, 19 de fevereiro, já era possível ver aglomerados de nuvens carregadas (manchas avermelhadas) nos quatro estado. Acompanhe a nebulosidade sobre a Região Sudeste pelas imagens captadas pelo satélite GOES 16.
Há uma preocupação especial com a chuva forte que poderá cair sobre o Grande Rio, na região Serrana Fluminense, na Serra da Mantiqueira, no litoral norte de São Paulo e na Zona da Mata Mineira, pois todas estas áreas sofreram enchentes e deslizamentos de terra com a chuva volumosa no fim do carnaval 2018.
Risco de temporais em SP nesta terça
Áreas de instabilidade continuam espalhadas sobre a Região Sudeste nesta terça-feira e todos estados ficam com muita nebulosidade nesta terça-feira. Fortes pancadas de chuva com raios podem ocorrer especialmente à tarde e à noite. Porém, nesta terça-feira, 20, o maior risco de temporais é para São Paulo, para o Sul de Minas e para o Triângulo Mineiro e também para a o centro-sul do Rio De Janeiro. Há risco de chuva forte inclusive para as regiões metropolitanas das capitais Rio de Janeiro e São Paulo. Não deve chover em Vitória, mas a Grande Belo Horizonte pode ter pancadas de chuva moderadas a fortes.
Durante a quarta-feira, 21 de fevereiro, as áreas de instabilidade começam a se intensificar sobre o Sudeste e se espalham mais por toda a Região. Por isso, o risco de chuva forte já aumenta na quarta-feira também sobre o Rio de Janeiro, em Minas Gerais e sobre o Espírito Santo, principalmente à tarde e à noite.
Foto de Guilherm Gaspardi, Itapira (SP)
Risco de temporais muda no fim da semana
Durante a quinta-feira e a sexta-feira, 23 de fevereiro, a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do Sudeste e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região deixa as áreas de instabilidade mais fortes sobre o Rio Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Mais nuvens carregadas se formam sobre estes três estados e o risco de temporais é maior. Tanto na quinta como na sexta-feira, as pancadas de chuva podem ocorrer várias vezes no decorrer do dia, podendo chover forte inclusive no Grande Rio, na Grande Vitória e na Grande Belo Horizonte.
Em São Paulo, as áreas de instabilidade mais intensas se afastam e a chuva diminui durante a quinta-feira. Na sexta-feira, 23, não deve chover na região da capital paulista e nem no oeste e sul do estado de São Paulo.