Oferecido por
O ar frio de origem polar volta a se espalhar pela Região Sul do Brasil, depois de dois dias de temporais sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. A tendência é da diminuição da chuva nos próximos dias e de madrugadas mais frescas. Há chance de voltar a gear no alto da serra catarinense na sexta-feira (23).
Ar seco se espalha
Todo o interior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná sentem a entrada do ar seco e o sol predomina na maioria das áreas nesta quinta-feira (22). O tempo fica firme com queda nas temperaturas na madrugada. Novamente, algumas áreas serranas gaúcha e catarinense poderão começar o dia com temperaturas abaixo dos 10°C.
Só mesmo as áreas do leste do estados, incluindo as áreas litorâneas e as capitais continuam com mais umidade. A Grande Curitiba pode amanhecer com névoa, mas depois o sol volta a aparecer. Pode chover fraco apenas no litoral do Paraná.
Alguma chuva leve também pode ocorrer no litoral catarinense, inclusive na Grande Florianópolis.
O litoral gaúcho e a Grande Porto Alegre ainda vão ficar com muitas nuvens o dia todo, porém apenas com chuva fraca a qualquer hora.
A madrugada de sexta-feira promete ser mais fria e há possibilidade de geada nas cidades mais altas da serra de Santa Catarina. Praticamente todo o Sul segue com predomínio de sol e tempo firme.
Foto: Giovani Patzlaff. Itaipulândia/PR.
Por que eventos de geada estão ocorrendo no Sul em fevereiro?
Não é comum ocorrer geada no Sul do Brasil em fevereiro. Este ano o volume de chuva está menor e as massas polares estão atuando por mais tempo sobre a Região. A persistência dessas massas polares estão deixando as temperaturas abaixo do normal. Entretanto, é importante saber, que as geadas têm sido apenas em poucas áreas, em alta altitude, onde normalmente a temperatura é baixa.
A irregularidade da chuva no Sul do país está relacionada com a temperatura abaixo do normal que vem sendo observada nas águas da porção central-leste do Pacífico equatorial.