Chuva beneficia açudes no Nordeste

26/02/2018 às 08:07
por César Soares

Atualizado 26/02/2018 às 10:52

Oferecimento
Confira a tendência para os próximos dias

Entre o fim do ano de 2017 e início de 2018, os açudes nordestinos têm sido notícia devido os baixos volumes registrados. No Ceará, por exemplo, mais de 70% dos açudes monitorados chegaram a ficar com armazenamento inferior aos 30% da capacidade.

 

O alívio veio em forma de chuva. A presença de sistemas como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fizeram com que a organiação de instabilidades e a chuva se espalhassem por diversas áreas nordestinas entre o fim de janeiro e o mês de fevereiro. Inclusive trazendo volumes de chuva acima do normal conforme o mapa seguinte.

 

anomaliamensal_ne

Anomalia de chuva em fevereiro

 

Os tons em azul indicam até 100mm de chuva acima da média, mas devemos lembrar que em algumas áreas a média de chuva também não é muito alta. Mesmo assim, o benefício dos volumes acumulados acabou amenizando o quadro de seca que era observado até então. Atualmente, temos 3 açudes "sangrando" (transbordando água) no Ceará, segundo informações da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), açudes da Paraíba e de Pernambuco também tiveram elevação em seus volumes armazenados.

 

 

Capture

Claro que a notícia é boa para os reservatórios da região, mas isso não soluciona completemante os problemas. Afinal ainda temos muitos açudes com baixos volumes.

 

 

MAIS CHUVA NOS PRÓXIMOS 15 DIAS?

 

A tendência ao longo dos próximos dias ainda anima. Teremos a presença de mais chuva espalhada para diversas áreas nordestinas. Com a infiltração de umidade vinda do mar e também do interior do país, nuvens carregadas conseguem se espalhar sobre as áreas do sertão.

 

chuva15_ne

Previsão de chuva para os próximos 15 dias

 

As áreas que serão mais befeciadas pela chuva serão o oeste da Bahia, estados do Piauí e Maranhão, onde os acumulados oscilam entre os 150 e 250mm. Por outro lado, o leste da Região promete tem uma situação de seca um pouco mais prolongada ao longo dos próximos 15 dias, com volumes acumulados que dificilmente alcançam os 50mm em algumas áreas.