Risco de ressaca do Amapá ao Rio Grande do Norte

27/02/2018 às 23:25
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/02/2018 às 19:42

Oferecimento
Agitação no mar é provocada por ciclone de inverno que provoca vento forte e chuva intensa em parte da Europa

Uma forte agitação marítima passa pela costa norte do Brasil entre os dias 1 e 3 de março de 2018. Toda a faixa litorânea entre o Amapá e o Rio Grande do Norte e também o litoral leste potiguar e o litoral da Paraíba terá grandes ondas, com picos que podem atingir até 3 metros em algumas praias.

 

 

Risco de ressaca no dia 1 de março

As grandes ondas começam a chegar ao litoral entre o Amapá e o norte do Rio Grande do Norte durante a madrugada do dia 1 de março, quinta-feira. As ondas podem atingir alturas entre 2,5 m e 3,0 m. A Marinha do Brasil emitiu alerta para ressaca da ilha de Santana, no litoral do Maranhão, até Touros, no Rio Grande do Norte. No litoral leste do Rio Grande do Norte e no litoral da Paraíba, as ondas nesta quinta-feira ficam entre 1,5 m e 2,0 m. 

 

 

Previsão para 2 de março

A agitação no mar persiste durante a sexta-feira, 2 de março. A faixa litorânea do Amapá até o norte do Rio Grande do Norte ainda pode ter ondas de 2,5 m a 3,0 m na madrugada e manhã, mas a tendência é de diminuição da altura das ondas durante a tarde. Mesmo assim, a sexta-feira será um dia de muita atenção para a navegação e banhistas e há risco de ressaca.

No litoral leste do Rio Grande do Norte e no litoral da Paraíba, as ondas podem chegar aos 2,5 m. 

 

Durante o sábado, 3 de março, a agitação marítima enfraquece bastante e as ondas diminuem cada vez mais ao longo do dia. 

Esta agitação marítima não será sentida nas demais áreas da costa leste do Nordeste e nem no litoral das Regiões Sudeste e Sul.

 

 

 

 

Por que o mar fica agitado?

Estas grandes ondas são geradas por intensos ciclones que passam pelo Atlântico Norte, na altura da costa de Portugal e do noroeste da África.

 

 

 

 

Agitação mar costa norte BR 1-3 mar 2018