Calor e chuva forte no Sudeste

01/03/2018 às 17:14
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Condições são típicas de verão em grande parte da Região. Veja a tendência para o fim de semana.

O ar quente e úmido predomina sobre grande parte do Sudeste e vai favorecer a ocorrência de mais pancadas de chuva com raios nesta sexta-feira (2). Ao mesmo tempo, que um sistema de alta pressão atmosférica inibe a chuva entre o norte do Minas Gerais e o estado do Espírito Santo. 

 

Mais temporais 

Os primeiros dias de março seguem com condições típicas de verão sobre o Sudeste, ar bastante abafado, pancadas de chuva e risco de chuva forte. Nesta sexta-feira, ocorrem períodos com sol em São Paulo, no Rio de Janeiro e em todo o centro-sul de Minas Gerais. O aquecimento e ar úmido disponível faz as nuvens ficarem carregadas e há previsão de pancadas de chuva com raios em geral à tarde e a noite, com risco de chuva forte, inclusive nas capitais.  

 

Atenção especial para o Triângulo Mineiro, sul e Zona da Mata de minas e a Grande Belo Horizonte. O risco de temporais é alto e a chuva pode começar já pela manhã. 

 

Foto: Rosa Maria Curty. Três Rios/RJ.

 

Ar mais seco entre MG e ES 

A Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) ainda influencia parte do Sudeste, reduzindo a nebulosidade e a chuva no norte de Minas Gerais, nos Vales do Rio Doce e Jequitinhonha e no Espírito Santo. O calor é intenso nessas áreas.  

 

Quase todo o estado capixaba, incluindo Vitória, terão uma sexta-feira de sol forte, muito quente e com o tempo seco. Podem ocorrer algumas rápidas pancadas de chuva apenas no sul do Espírito Santo. 

 

Tendência para o fim de semana 

 Existe uma tendência da queda mais acentuada da pressão do ar entre São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais, o que vai favorecer a formação de nuvens carregadas ao longo do fim de semana. Com isso, os temporais continuam nos três estados.

 

O ar permanece seco sobre a parte norte de Minas Gerais e centro-norte do Espírito Santo e só deve voltar a chover em Vitória no próximo domingo (4). 

 

   

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

13°
min

20°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

17°
min

24°
max

0mm / 0%