Conheça o turismo ecológico de Socorro- SP

01/03/2018 às 22:11
por Maira Di Giaimo

Oferecimento
Veja as atividades de lazer e o contato com a natureza que a cidade proporciona

 

O dia do turismo ecológico é nesta quinta-feira, 1 de março e para comemorar, o Foco Ambiental foi até a cidade de Socorro, no interior de São Paulo, conhecer suas belezas naturais e atividades de lazer.

 

Socorro tem menos 40 mil habitantes, mas é um importante ponto de turismo ecológico e turismo de aventura do Estado de São Paulo. Parte do Circuito das Águas, a cidade recebe mais de um milhão de turistas todos os anos. No entanto, turismo ecológico não significa só paisagens bonitas e aventura, mas também envolve responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

 

socorro

Foto: Secretaria de Turismo

 

“Nós temos algumas iniciativas de sustentabilidade para tentar minimizar todos os impactos que nós causamos, dentre elas, a separação de resíduos sólidos, a coleta seletiva de lixo e a horta orgânica, que é um diferencial muito legal. Nós temos um projeto em parceria com a Copaíba, e dentro desse projeto já foram plantados mais de 13 mil mudas aqui dentro do hotel, tudo para compensar todos os impactos causados por nós mesmos”, diz Raphael Schiavoni, da área de marketing do Parque dos Sonhos, que é um espaço de 60 mil metros quadrados que reúne diversas atividades de turismo ecológico e turismo de aventura.

 

Veja também como funciona a hidrelétrica que mais possui energia no mundo: Itaipu Binacional!

 

A equipe do Foco Ambiental testou a tirolesa e um passeio por grutas e cavernas, chamado espeleoturismo. Confira como foi!

 

Outra experiência muito procurada em Socorro é o rafting. São várias modalidades, mas a opção da equipe foi o passeio ecológico pelo Rio do Peixe, que é mais tranquilo e pode ser feito por pessoas de qualquer idade.

 

“O grande objetivo é realmente chamar atenção das pessoas para essa beleza toda, que às vezes as pessoas só conhecem lá de fora, ela não têm essa visão de dentro do Rio, e também para fortalecer uma PPP (parceria público-privada), uma parceria com o poder público, porque dessa forma a gente fica de olho na qualidade do Rio e a gente tem como, por exemplo, chegar para fiscalização e apontar algumas casas que estão irregulares ainda. Num universo de 100%, 95% da rede de esgoto da cidade é ligada já, mas tem algumas coisinhas que escapam. Essa é uma forma da gente cobrar a prefeitura para que dentro de alguns anos a gente tenha um trecho 100%”, diz Charles Gonçalves, da Agência PróximAventura.

 

Todas essas paisagens exuberantes, o contato com a natureza e as ações de preservação fazem do turismo ecológico o segmento de turismo que mais cresce no mundo.

 

É o turismo do futuro. Hoje, com o crescimento das grandes cidades e as demandas que a cidade grande oferece, as pessoas estão procurando a natureza, voltando às suas origens. Então, é muito importante. Socorro, que tem uma natureza exuberante, tem um entorno fabuloso, privilegiado pela natureza, então nós recebemos por conta do turismo ecológico, um grande número de turistas”, conclui o secretário de turismo, Acacio Zavanella.

 

 

Sugestões de pauta ou denúncias ambientais podem ser enviadas para o nosso e-mail: [email protected]


CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

12°
min

26°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Cheia
    22/12
  • Minguante
    29/12
  • Nova
    07/12
  • Crescente
    15/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06