Seca no RS: 27 cidades em emergência

07/03/2018 às 07:54
por César Soares

Atualizado 07/03/2018 às 08:37

Oferecimento
Confira a previsão de chuva para o estado

Seca prejudica vários seguimentos no RS

A seca no Rio Grande do Sul se agrava. Segundo informações da Defesa Civil, são 27 o número de cidades que decretaram estado de emergência devido a falta de chuva. Esse tipo de solicitação, feito pelo município ao governo do Estado, é importante para que uma série de benefícios relacionados à ajuda humanitária possam ser acessados. Mas as prefeituras só têm acesso, caso o pedido seja homologado.

 

graf_rs_seca

 

Em caso de liberação de verba, é possível a utilização, por exemplo, de caminhões pipas, para o abastecimento de água para a população. E a situação da seca no estado gaúcho só se agravou ao longo dos últimos meses. Sistemas que provocariam chuva, como as frentes frias e os jatos de baixos níveis, ficaram posicionados mais ao norte, principalmente sobre a Região Sudeste. Por outro lado, os sistemas de alta pressão atmosférica, que fornecem um ar mais seco sobre o seu local de atuação, se posicionaram de forma frequente sobre o a Região Sul, o que favoreceu a condição mais seca.

 

 

Quando a chuva vem para o Sul do Brasil?

Com certeza essa é a pergunta que muitas pessoas se fazem, ainda mais quando o assunto é a produção agrícola. O cenário não é muito animador para março. Há previsão para pancadas de chuva com volumes totais acumulado em torno dos 150 mm no início da segunda quinzena do mês, que não será o suficiente para reverter um quadro de estiagem que vem desde dezembro de 2017.

 

chuvap3_su

 

Mesmo assim, março deve fechar com chuva abaixo do normal em todo o estado do Rio Grande do Sul, assim como nas demais áreas do Sul do Brasil. O déficit de chuva pode chegar aos 100mm abaixo da média.

 

image (2)