Macaé: chuva de um mês em 24 horas

08/03/2018 às 16:38
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/03/2018 às 12:14

Oferecimento
Rios transbordam no Norte/Noroeste do RJ. Tempo continua muito instável no RJ até a noite

Macaé: chuva de um mês em 24 horas

O Norte/Noroeste do estado do Rio ainda tem chuva frequente nesta sexta-feira. Ainda há risco de chuva moderada a forte.

A cidade de Macaé ficou completamente alagada pela chuva muito forte que caiu na tarde e noite da quinta-feira, 8 de março. O volume de chuva que caiu sobre a região de Macaé foi extremamente elevado e fora do normal. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 177,6 mm de chuva acumulados entre 9 horas do dia 8 e 9 horas de 9 de março. Esta quantidade de chuva supera a média normal de chuva para todo o mês de março que é de aproximadamente 150 mm.

Não há mais risco de chuva intensa para a região dos Lagos nesta sexta-feira. A região ainda pode ter chuva fraca a moderada.

 

Chuva continua e nível dos rios sobe no RJ

Em Santo Antônio de Pádua, rio Pomba subiu muito nesta quinta-feira, 8, e transbordou em Paraoquena, segundo o Instituto Estadual do Ambiente. A última medição disponível era das 8h45 de hoje, o rio ainda estava transbordando e em alerta máximo em Santo Antonio de Pádua, depois de quase transbordar. O rio Itabapoana transbordou em Bom Jesus do Itabapoana.

Com a continuidade da chuva no Norte/Noroeste do estado do Rio nesta sexta-feira e em Minas Gerais, os rios vão subir mais.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), por volta das 21 horas, os rios Macacu (Cachoeiras de Macacu), Inhomirim, em Magé, Iconha , em Guapimirim, Canal de Imunana, em Itaboraí, rio Guapimirim, em Guapimirim, e Tatu, em Cachoeiras de Macacu, mantinha tendência de elevação.

Em Duque de Caxias,  o rio Saracuruna estava no estágio de "alerta máximo",  acima da cota de alerta que é de 3,04 metros, mas com tendência de baixar. O rio Capivari também estava em "alerta máximo",  com tendência de estabilidade. Na região de Teresópolis e de Nova Friburgo, os rios monitorados pelo INEA estavam em atenção às 21 horas. Em Petrópolis, o rio Quintandinha chegou a atingir a cota de alerta na altura da rua Coronel Veiga.

Na região Sul Fluminense e Costa Verde, os rios estavam quase todos apenas em atenção. Mas o rio Barra Mansa transbordou na madrugada, baixou pela manhã, mas voltou a ficar muito próximo do extravasamento no começo da tarde. Às 20 horas, o nível do rio já estava pouco abaixo da cota de alerta. 

 

Chuva preocupa no Norte Fluminense

A chuva se intensificou tarde e noite da quinta-feira na região dos Lagos e em todo o Norte/Noroeste fluminense. A situação em Saquarema já era muito preocupante por volta das 21 horas da quinta-feira, 8 de março, poque o volume de chuva acumulado em 7 horas (12h a 20h) já estava em 98,8 mm, segundo o INMET. 

A sexta-feira ainda é de alerta em parte destas regiões. Não há mais expectativa de chuva intensa pra a região dos Lagoas, mas o tempo fica muito instável em todo o Norte/Noroeste fluminense com previsão de chuva quase o dia todo. Mas desta vez, a previsão é de chuva bastante volumosa com potencial para alagamentos nos centros urbanos, deslizamento de terra e transbordamento de rios e córregos. 

 

As áreas de instabilidade mais fortes já se afastaram da região dos Lagos, mas persistem sobre o Norte/Noroeste do estado do Rio. A região de Campos dos Goytacazes também está sujeita a chuva forte.

 

Para o Grande Rio, Região Serrana, Costa Verde e Sul Fluminense também há previsão de chuva para esta sexta-feira. A chuva pode ser fraca a moderada no decorrer do dia. Há possibilidade de aberturas de sol. A temperatura permanece amena inclusive na cidade do Rio de Janeiro.

 

Fim de semana com mais chuva

Mesmo com a previsão de períodos com sol e até calor no fim de semana, o estado do Rio De Janeiro não estará livre de temporais. O Rio de Janeiro sentiu e os efeitos da grande infiltração de umidade causada pela passagem de uma frente fria. Tecnicamente esta frente fria já está no Espírito Santo, mas áreas de instabilidade ainda vão se formar sobre o estado do Rio de Janeiro.

 

No fim de semana, há previsão de uma queda acentuada da pressão atmosférica entre o litoral do Rio e do Espírito Santo, o que vai estimular a formação de mais nuvens carregadas. Estas nuvens podem se formar no fim de semana em diversas regiões do estado do Rio de Janeiro, em geral à tarde e à noite, podendo provocar chuva forte, com raios.

 

 

 

 

Outono de 2018  começa no dia 20 de março às 13h14,horário de Brasília

e termina em 21 de junho de 2018.

 

 

Foto de Julio Serrão, Maricá (RJ)

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 90%