Risco de chuva forte ainda é alto em GO, MT e DF

08/03/2018 às 16:05
por Redação

Oferecimento
Fortes áreas de instabilidade persistem até o domingo

Tempestades voltaram a acontecer na tarde desta sexta-feira (08) em Goiás e no Distrito Federal. Na cidade de Brazlândia (DF), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou, entre 13h e 14h, 48,4 mm de chuva. A chuva continuou forte ate às 15h, e o acumulado em duas horas foi de quase 72 mm. Lembrando que, tecnicamente, volumes acima de 20 mm em uma hora já são considerados chuva forte.

 

Em Formosa, no estado de Goiás, o volume de chuva entre 9h da manhã de ontem e 9h de hoje foi de 104,6 mm – o maior acumulado do período no país registrado pelo INMET. A média de chuva para a cidade no mês de março é de 174 mm.  Na região Itapaci (GO), choveu aproximadamente 70 mm entre 6h da manhã e 12h desta quinta-feira.

 

Acompanhe o desenvolvimento das nuvens pelas imagens de satélite captadas pelo GOES 16

 

Em Goiânia e Brasília, a chuva não tem dado trégua desde o início da semana. As duas capitais já tiveram problemas com temporais nos últimos dias.

 

Nos próximos dias, a chuva continua intensa em Goiás e no Distrito Federal. As grandes áreas de instabilidade que já estão sobre essas regiões persistem e, por isso, há previsão de pancadas de chuva frequentes sobre os dois estados, com risco de chuva forte pelo menos até a próxima segunda-feira (12). Além disso, a presença de uma frente fria no litoral do Espírito Santo ajuda a reforçar as nuvens carregadas que já atuam sobre esses locais.

 

DF_Brasília_Wilan-Nascimento-_030318

Foto de William Nascimento - Brasília, DF

 

Mato Grosso

Áreas de instabilidade também vão continuar bastante ativas sobre o Mato Groso, e as pancadas de chuva vão continuar frequentes e podem ser fortes e volumosas. Em São Félix do Araguaia, choveu 76 mm em duas horas durante a madrugada desta quinta-feira.

A região da Grande Cuiabá também fica sujeita à chuva forte nesta sexta-feira e durante o fim de semana.

 

Mato Grosso do Sul é o único estado do Centro-Oeste em que o sol fica forte nesta sexta-feira e no fim de semana. Há previsão de algumas pancadas de chuva isoladas, em geral de moderada intensidade.  

 

 

Colaborou neste texto a estagiária Amanda Sampaio.

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

37°
max

0mm / 0%

Goiânia - GO

21°
min

32°
max

0mm / 0%