Sol reaparece no RJ, mas ainda chove no fim de semana

09/03/2018 às 23:27
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rio Muriaé pode transbordar neste sábado em Itaperuna. Instabilidade pode aumentar no RJ no domingo.

O sol reaparece no estado do Rio De Janeiro no fim de semana, mas ainda há previsão de chuva e um risco de voltar a chover forte no domingo. A frente fria que detonou a intensificação de áreas de instabilidade se afasta cada vez mais em alto mar, na altura do litoral do Espírito Santo, o que reduz chance de formação de nuvens muito carregadas sobre o Rio de Janeiro neste sábado. Porém, para o domingo, há previsão de uma nova queda acentuada da pressão atmosférica sobre o mar, entre o litoral fluminense e capixaba, o que facilita a volta das áreas de instabilidade também sobre o estado do Rio de Janeiro.

 

Sábado com névoa

Por causa do excesso de umidade no ar, depois de tanta chuva, a cidade do Rio de Janeiro e a maioria das regiões do estado do Rio de Janeiro deve ter névoa e predomínio de céu nublado no começo da manhã do sábado, 10 de março. O sol vai aparecendo aos poucos pela manhã, sempre junto de muita nebulosidade. Mesmo com a presença do sol, ainda poderá ocorrer alguma chuva pela manhã em diversas regiões fluminenses, porém de fraca intensidade.

Os períodos com sol aumentam à tarde e outras pancadas de chuva podem ocorrer pelo estado, incluindo o Grande Rio e áreas que foram alagadas, mas não há expectativa de temporais ou chuva volumosa que possam causar mais transtornos. A volta do sol traz também o maior aquecimento do ar, o que colabora para a formação de nuvens de chuva.

 

 

Foto de Dilma Beck, Teresópolis (RJ)

 

Domingo instável

No domingo, já com a influência da baixa pressão atmosférica que se forma entre o litoral fluminense e o capixaba, a nebulosidade e as condições para chuva aumentam em todo o estado do Rio de Janeiro. As pancadas de chuva podem começar pela manhã, inclusive sobre o Grande Rio. No decorrer do dia, há risco de raios de chuva forte pelo estado. O dia fica abafado em todas as áreas.

 

Outono 2018: de 20 de março, às 13h15min, até 21 de junho, 07h07min (hora de Brasília)

 

 

Bacia do rio Muriaé em alerta

 

Com o grande volume de chuva acumulado em fevereiro e nestes primeiros 9 dias de março, a bacia do rio Muriaé entrou em alerta nesta sexta-feira, 9, segundo o Serviço Geológico do Brasil. O rio Carangola, um dos principais afluentes do rio Muriaé, transbordou em Porciúncula, no estado do Rio de Janeiro.

Às 22 horas do dia 9, o rio Carangola estava em 4,69 metros, com previsão de baixar para 3,87 metros até 8 horas da manhã do dia 10 de março. A cota de transbordamento é 3,90 metros.

Em Itaperuna, o rio Muriaé estava em 4,04 metros às 22 horas de 9 de março, com previsão de subir para 4,57 metros até 8 horas do dia 10 de março. Se a previsão se confirmar, o rio deve transbordar, pois a cota de inundação é de 4,50 metros.

Em Cardoso Moreira, o rio Muriaé estava em 4,73 metros às 22 horas de 9 de março, com previsão de subir para 5,81 metros até 8 horas do dia 10 de março. A cota de inundação é 7,50 metros.

.

O rio Muriaé nasce em Miraí, em Minas Gerais, mas deságua no rio Paraíba do Sul, na região de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro. A elevação do nível do Muriaé pode causar transtornos também em municípios do Norte/Noroeste do Rio de Janeiro.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

30°
max

3mm / 60%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

0mm / 0%