Chuva causa mortes em Salvador

13/03/2018 às 12:17
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Em 6 horas choveu quase toda a média de chuva normal para março

A tempestade que caiu sobre Salvador na madrugada e começo da manhã desta terça-feira causou muitos estragos como alagamentos e deslizamento de terra. A imprensa local confirmou a morte de duas pessoas no bairro de Pituaçu, com a queda de um prédio de três andares.

A chuva intensa sobre a Salvador foi provocada pela passagem de nuvens muito carregadas que se formaram no interior da Bahia e avançaram para o litoral e outras que cresceram na região da capital baiana.

 

 

Na animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16, as nuvens com maior potencial para chuva forte aparecem como manchas vermelhas e em tons de azul claro.

 

Salvador_temporal_13-3-18

 

No fim da manhã, as nuvens mais pesadas já estavam sobre o mar, se afastando de Salvador. Mas a terça-feira continua com muita nebulosidade e ainda há condições para chuva para tarde e noite, porém, não deve chover forte.

Áreas de instabilidade continuam espalhadas pelo litoral da Bahia nesta quarta-feira e provocam mais chuva. Há risco de chuva moderada a forte em vários locais, incluindo Salvador.

Tem chovido forte também pelo interior da Bahia e fortes pancadas de chuva ainda poderão ocorrer nesta quarta-feira, 14 de março. As áreas de instabilidade enfraquecem a partir da quinta-feira.

 

Quase toda da chuva do março em 6 h

A chuva que caiu sobre Salvador na madrugada e parte da manhã desta terça-feira foi excepcional e muito acima do normal para esta época. Em alguns bairros choveu cerca de 100 mm em 6 horas, mas a maior parte da chuva caiu em apenas 2 horas, entre 4 horas e 6 horas. A média de chuva para março é de aproximadamente 150 mm.

Confira alguns volumes de chuva registrados pelo CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

 

 

Chuva volumosa em Salvador (BA) - 13/3/2018

 

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

26°
min

29°
max

35mm / 90%