Mais sol e menos chuva sobre o Sudeste

13/03/2018 às 15:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
A última semana do verão 2017/2018 ainda terá uma frente fria e risco de temporais no litoral de SP e do RJ

Todos os estados da Região Sudeste já tiveram graves problemas causados por tempestades desde o início de março. As mais recentes ocorreram no litoral de São Paulo, onde voltou chover mais de 100 mm em menos de 24 horas sobre a Baixada Santista, depois do dilúvio que caiu na semana passada entre os dias 7 e 8 de março. A cidade de São Paulo também teve chuva e alagamentos no fim da madrugada da terça-feira, 13 de março. Belo Horizonte está tendo o segundo março mais chuvoso em 7 anos. Em 12 dias, a chuva acumulada dobrou a média. Vitória acumulou 104 mm neste período, sendo que a média de chuva para março é de 111 mm. No estado do Rio de Janeiro, a chuva volumosa causou enchente entre os dias 8 e 10 de março.

 

 

Mas os últimos dias do verão 2017/2018 serão marcados por dias com muito sol, calorão e pouca chuva na maioria das áreas da Região Sudeste. Muitas torneiras do céu vão fechar com a intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica. A alta pressão reduz a umidade, a nebulosidade e as condições para chuva. 

A redução da instabilidade e o aumento do calor serão percebidos em todos os estados da Região Sudeste, mas São Paulo ainda poderá ter alguns problemas com temporais. Dá até para pensar numa possibilidade de recorde de calor para 2018 nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Confira a previsão para a Região Sudeste para 5 dias.

 

 

 

 

Quarta-feira quente

Para esta quarta-feira, 14 de março, a última do verão 2017/2018, a previsão é de várias horas com sol forte em toda a Região Sudeste. Em todo o Espírito Santo, no Norte do Rio de Janeiro e na região mineira do Vale do Rio Doce, o tempo fica seco: só sol e calor o dia todo. Quase todas as outras áreas do Sudeste podem ter algumas pancadas de chuva à tarde ou à noite, mas em geral de curta duração e sem causar grandes problemas.

 

As maiores condições para chuva são para o sul e o leste do estado de São Paulo. Estas áreas sentem a influência de áreas de instabilidade que avançam do Sul do Brasil e terão maior quantidade de nuvens carregadas e maior risco de temporais. A chuva da quarta-feira pode voltar a cair forte na Grande São Paulo.

 

 

Foto de Wander Gaburro, Rio Bananal (ES)

 

Nova frente fria

Uma nova frente fria vai avançar pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro durante a sexta-feira e novas áreas de instabilidade devem se formar. A situação é de atenção porque pode voltar a chover forte especialmente no litoral paulista, mas o litoral fluminense também pode ter chuva forte no último fim de semana do verão.

 

O outono de 2018 começa no dia 20 de março, às 13h15min, e vai até 21 de junho às 07h07min, hora de Brasília.


CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

12°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

13°
min

28°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Cheia
    22/12
  • Minguante
    29/12
  • Nova
    07/12
  • Crescente
    15/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06