Maranhão pode ter fortes pancadas de chuva

14/03/2018 às 16:28
por Josélia Pegorim

Oferecimento
VCAN ganha força sobre o Nordeste

Voltou a chover forte sobre o litoral do Maranhão e São Luís ficou alagada. Choveu mais de 100 mm em menos de 24 horas em algumas áreas da cidade. No Jardim Alemanha foram acumulados 105,6 mm de chuva em 12 horas, entre 3 horas da madrugada e 15 horas, hora de Brasília, pela medição do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 47,0 mm entre 9 horas do dia 13 e 9 horas de 14 de março.

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ganharam força sobre o litoral do Maranhão nas últimas 24 horas, depois de terem enfraquecido no começo de março. A ZCIT é o principal sistema meteorológico que atua no período chuvoso sobre o Maranhão. A maior parte da chuva do ano cai durante os meses de verão e parte do outono, justamente com a influência da ZCIT.

 

 

Foto de Charlene, São Luís (MA)

 

VCAN

Um  VCAN - Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (circulação de ventos ciclônica, no sentido horário, observada em aproximadamente 10 mil metros de altitude) se aproxima do Nordeste nesta quinta-feira. Isto vai reduzir a nebulosidade e as condições para chuva em muitas áreas da Região. Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe ficam com tempo seco. Todo o norte da Bahia e o interior do Ceará também ficam sem chuva nesta quinta-feira.

 

O VCAN vai deixar grande parte do Nordeste com pouca chance de chuva pelo menos até o domingo. Mas no Maranhão, as nuvens carregadas continuam se formando e provocam pancadas de chuva com raios por todo o estado. O sol também vai aparecer nos próximos dias, mas estas pancadas podem ser fortes inclusive sobre São Luís.

 

Março com pouca chuva em São Luís

Muitos maranhenses estão reclamando da falta de chuva em março, que normalmente é um dos meses mais chuvosos do ano, especialmente no litoral. A média de chuva para São Luís é de quase 430 mm, mas pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, em 14 dias choveu 94,1 mm, que representam apenas 22% da média de chuva para março.

A falta de chuva está relacionada com o enfraquecimento da ZCIT observado nesta primeira quinzena de março.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%