Temporais se espalham sobre SP na tarde e noite de hoje

16/03/2018 às 14:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Analândia (SP): quase 100 mm em 3 horas. Chuva na Grande SP começa antes do fim da tarde e pode ser forte.

Nuvens carregadas começaram a se formar mais cedo sobre o estado de São Paulo nesta sexta-feira, 16, provocando temporais pelo interior do estado a partir do fim da manhã. Em Analândia, cidade da região de São Carlos, a chuva foi muito forte. Em apenas 1 hora, entre o meio-dia e 13 horas choveu 50,0 mm. Tecnicamente um volume de 20 mm em 1 hora já é considerado como chuva forte. O acumulado em 3 horas, entre 10 horas e 13 horas foi de 98,4 mm. As medições foram do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. A média de chuva para março em Analândia é de aproximadamente 166 mm. 

 

Temporais se espalham sobre SP até a noite

Imagens da nebulosidade captadas pelo satélite GOES 16 mostravam vários núcleos de nuvens carregadas (manchas em vermelho e em azul claro) às 13 horas concentradas entre Ribeirão Preto e a região de Campinas e perto da divisa com o Rio De Janeiro e o Sul de Minas Gerais. Mas estas nuvens tendem a se formar em muitas outras áreas do estado no decorrer da tarde e noite de hoje, inclusive sobre a Grande São Paulo.

 

 

 

A situação é de atenção porque há risco de temporais em todas as regiões do estado no decorrer da tarde e noite desta sexta-feira.  Há potencial também para alagamentos. As primeiras pancadas de chuva na Grande São Paulo começam antes do fim da tarde. A temperatura na cidade de São Paulo estava em torno de 30°C, às 13 horas.

O tempo ficou mais instável nesta sexta-feira por causa da passagem de uma frente fria pelo litoral paulista, além do calor e da umidade do ar elevada.

 

Acompanhe a chuva na Grande São Paulo pelos radares Climatempo-USP

 

Madrugada de 16 de março foi a segunda mais quente do ano na capital paulista

 

 

Foto de Marcos Jorge, Campinas (SP)

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%