Oferecido por
A tarde deste domingo foi a mais quente do mês e uma das mais quentes do ano em muitas cidades gaúchas, inclusive na capital Porto Alegre, onde a máxima de 36,4°C superou em 2,4°C os 34,0°C registrados em 11 de março, até então a maior temperatura deste mês. E ficou apenas 0,1°C abaixo dos 36,5°C registrados em 11 de fevereiro, a maior temperatura de 2018 na capital gaúcha. Na estação meteorológica de Campo Bom, no norte da Grande Porto Alegre, o calor foi ainda mais intenso, com máxima de 38,4°C.
Abaixo, uma lista das maiores temperaturas registradas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no Rio Grande do Sul neste domingo:
38,4°C Campo Bom
36,8°C Porto Alegre
36,8°C São Gabriel
36,6°C Santa Maria
36,6°C Uruguaiana
36,5°C Jaguarão
36,3°C Rio Pardo
36,2°C Quaraí
Praticamente todo o estado teve uma tarde com máximas acima dos 30°C, exceto a região serrana e o litoral norte gaúcho, onde as máximas ficaram entre 27°C e 29°C. Todo esse calor foi provocado pela aproximação de uma frente fria, que intensificou o fluxo de noroeste, trazendo ar muito aquecido do interior do continente em direção ao Rio Grande do Sul. Dentre as estações do Inmet, as maiores rajadas de vento foram registradas em Bagé (71 km/h), Quaraí (67 km/h) e Santana do Livramento (64 km/h). São Gabriel, Canguçu, Dom Pedrito, Ibirubá e Santa Vitória do Palmar também tiveram rajadas de vento igual ou acima de 60 km/h durante a tarde deste domingo.
Abaixo, esquema explicativo desta tarde escaldante no Rio Grande do Sul:
Com o avanço da frente fria pelo estado durante a noite de domingo e também ao longo desta segunda-feira (19), a expectativa é que a temperatura volte a cair e o calor observado neste domingo não deve voltar a se repetir. Muita chuva é esperada principalmente para a metade norte do Rio Grande do Sul entre segunda e terça-feira (20). A massa de ar frio que vem logo atrás da frente fria promete trazer noites frias e tardes agradáveis no decorrer desta semana.
Em Porto Alegre, onde o calorão chegou perto dos 37°C hoje, a madrugada ainda deve ser bastante abafada, com temperatura prevista de 26°C nas primeiras horas da segunda-feira. Mas ao longo do dia, o tempo mais fechado, a chuva frequente e a entrada do ar frio devem trazer refresco aos porto-alegrenses. Durante o dia a temperatura não passa dos 24°C e cai para 18°C à noite. Na terça-feira (20), ainda com chuva, a temperatura varia entre 16°C e 25°C.
Pelo interior do estado, a queda de temperatura será ainda mais acentuada. Bagé, onde hoje fez 34,7°C, vai amanhecer com 12°C na terça-feira.