Risco de chuva forte nos estados do Sudeste

21/03/2018 às 16:30
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria fica parada no litoral do RJ nesta quinta-feira

A presença de uma frente fria no litoral do Rio De Janeiro e a grande disponibilidade de calor e de umidade no ar estimula a formação muitas áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste nos próximos dias. Nuvens carregadas com potencial para chuva forte podiam ser observadas nos quatro estados do Sudeste na tarde da quarta-feira, 21 de março.

 

O aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva que começaram a ocorrer na quarta-feira sobre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo já foram associados com esta frente fria no litoral do Rio de Janeiro. Em Campos dos Goytacazes (RJ) choveu 87,6 mm entre 7h e 14h. Mas nesta quinta-feira, o risco de temporais aumenta nestes estados e algumas regiões no litoral de São Paulo também podem ter chuva forte.

 

O alerta para chuva forte nesta quinta-feira, que pode causar problemas para a população, vale para todo o estado do Rio de Janeiro, para o centro e leste de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata, e para o centro-sul do Espírito Santo, incluindo Vitória.

Confira mais detalhes das condições do tempo no Sudeste com a explicação da meteorologista.

 

 

 

 

Risco de chuva forte nas capitais

Depois do dilúvio da terça-feira, 20 de março, São Paulo não deve ter mais tempestades nesta quinta-feira, mas ainda pode chover com moderada intensidade. O calor diminui na capital paulista, mas volta a esquentar na sexta-feira. Há previsão de pancadas de chuva para a sexta-feira e para o sábado, mas que não devem causar problemas. Mas o risco de chuva forte volta a aumentar na noite do domingo com a chegada de outra frente fria. Confira a previsão especial para o Lolla Palooza.

 

Toda a região metropolitana No Rio de Janeiro tem uma quinta-feira com chuva frequente, que pode ser forte e volumosa em muitas áreas. Há potencial para alagamentos. A chuva enfraquece na sexta-feira e sol deve predominar no primeiro fim de semana do outono.

 

A capital mineira ficou debaixo d´água com uma tempestade no dia 16 de março e terá mais pancadas de chuva nesta quinta-feira, 21, que podem ser fortes. O volume de chuva não deve ser tão grande como na semana passada, mas mesmo assim Belo Horizonte pode ter novos alagamentos. As pancadas de chuva se repetem na sexta-feira e o fim de semana será com pouca chuva.

 

Já em Vitória, que teve temporal no fim de semana passado e onde a chuva de março já estava 33% acima média até 9 horas do dia 21, os próximos dias serão bastante instáveis. O risco de novos temporais é maior nesta quinta e na sexta-feira, mas não dá para descartar alguma chuva moderada no fim de semana. O ar segue abafado.

 

Confira a previsão para o outono 2018 na Região Sudeste

 

 

Foto de Vitor Diniz Muniz, Cachoeiro do Itapimirim (ES)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%