Oferecido por
Voltou a chover forte sobre a Grande Belo Horizonte na tarde desta quinta-feira (22). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em três horas (no período entre 13h e 16h) choveu 22,6 mm em Belo Horizonte/Pampulha e 17,2 mm em Florestal. O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) chegou a registrar 40 mm de chuva na região de Santa Luzia e 38,8 mm em Ribeirão das Neves.
As nuvens carregadas voltaram a se formar não apenas por causa do ar bastante quente e úmido que já estava sobre a Grande BH, mas também por uma frente fria que está presente no litoral do Rio De Janeiro.
As áreas de instabilidade impressionaram a população. Veja alguns dos registros enviados para a Climatempo:
Foto de Saulo - Belo Horizonte, MG
Foto de Gustavo Araújo - Belo Horizonte, BH
Previsão para sexta-feira
Há previsão de mais pancadas de chuva para Belo Horizonte e todos os estados de Minas Gerais nesta sexta-feira (23). A expectativa é de que chova principalmente à tarde e à noite, e ainda há risco de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, inclusive sobre a Grande BH.
No fim de semana, as áreas de instabilidade enfraquecem e as condições para chuva diminuem bastante. Não há expectativa de chuva no domingo (25) para a região da Grande BH.
Confira aqui a previsão para os próximos dias
Março chuvoso em BH
Desde o início do mês, Belo Horizonte não teve chuva apenas em quatro dias, segundo o INMET. Do inicio de março até às 9h da manhã do dia 22/03, o total de chuva chegava a 377 mm na estação meteorológica de Santo Agostinho, na região centro-sul da capital mineira. Esse valor já corresponde a mais do dobro da média normal de chuva para março, que é de aproximadamente 143 mm.
Março de 2018 já pode ser considerado o segundo março mais chuvoso em Belo Horizonte desde 1961.