1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Massa de ar frio chega ao Brasil neste domingo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Massa de ar frio chega ao Brasil neste domingo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

Uma frente fria está passando pelo Sul do Brasil e já provocou temporais neste sábado no Rio Grande do Sul (figura abaixo). Ao longo da manhã deste domingo, a frente avança pelo oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e chega até o oeste e sul de Mato Grosso do Sul. O céu fica bem nublado nestas áreas e a chuva pode vir logo cedo, com risco de temporais. Entre a tarde e a noite, a frente fria segue avançando rumo ao Norte, e chega ao sudoeste de Mato Grosso, sul e oeste de Rondônia e sul do Acre. A chegada deste sistema, aliada ao ar quente e úmido que predomina na região, provoca temporais com raios e rajadas de vento.

SUL5

A massa de ar frio e seco, de origem polar, que vem logo atrás da frente fria e que ajuda a impulsioná-la em direção ao sul da Amazônia, provoca declínio das temperaturas pelo interior do país ainda neste domingo. O dia já amanhece um pouco frio entre o oeste e sul do Rio Grande do Sul, com 15°C em Uruguaiana e Bagé, onde o sol predomina o dia todo. Entre Pelotas e Santa Maria o domingo começa com temperaturas em torno dos 17°C e ainda pode chover nas primeiras horas da manhã, mas o sol predomina no restante do dia.

Em todo o Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná, a tarde promete temperaturas agradáveis, e até com sensação de frio nos locais onde a chuva não der trégua, como é o caso de Porto Alegre, Caxias do Sul/RS, Passo Fundo/RS, Chapecó/SC e Foz do Iguaçu/PR. Estas cidades devem ter temperatura durante a tarde mais baixa do que a observada pela manhã. Mas a maior queda de temperatura será sentida pra valer após o entardecer, quando serão registradas as mínimas do dia. Já entre o leste de Santa Catarina e do Paraná, faz calor o dia todo e a chuva ocorre na forma de pancadas, inclusive em Florianópolis e Curitiba.

Entre o sul e oeste de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, a queda na temperatura ocorrerá a partir da tarde. Ponta Porã termina o domingo com apenas 17°C, Dourados e Corumbá com 20°C e Campo Grande com 21°C, após fortes pancadas de chuva durante o dia. Em Cuiabá a temperatura continua elevada, apesar do aumento das nuvens e das condições de chuva.

E o sul da Amazônia receberá os ventos frios apenas entre a noite do domingo e a madrugada de segunda-feira (26), dando início a primeira Friagem de 2018, após uma tarde de muito calor e temporais. Não há previsão de frio significativo entre o sul e oeste de Rondônia, sul do Acre e sul do Amazonas, mas a temperatura vai cair o suficiente para espantar a sensação de abafamento que predomina nesta época do ano.


Segunda-feira

Na segunda-feira, a massa de ar frio e seco predomina sobre grande parte do Rio Grande do Sul, e garante um amanhecer com temperatura baixa, principalmente na Campanha. A mínima prevista em Bagé é de apenas 7°C, e não se descarta a ocorrência de geada fraca e isolada nas localidades mais frias da região. Entre o norte do estado e a Grande Porto Alegre, o dia continua com muitas nuvens e pode chover nas cidades próximas à divisa com Santa Catarina.

A frente fria ficará bloqueada na altura do Paraná, impedida de avançar por conta da circulação de ventos em vários níveis da atmosfera. Por isso, há previsão de bastante chuva durante a segunda-feira entre Santa Catarina e o Paraná, especialmente na faixa leste desses estados. A presença do ar mais frio mantém a temperatura baixa, inclusive durante a tarde, com máximas abaixo dos 23°C. Em Curitiba a temperatura varia entre 16°C e 21°C, e em Florianópolis de 18°C a 22°C. Apenas o noroeste do Paraná é que ainda pode chegar aos 25°C.

No Centro-Oeste, o ar mais frio e seco já impede a ocorrência de chuva na região do Pantanal, apesar do céu bem nublado. Corumbá começa o dia com apenas 17°C. Em Ponta Porã a mínima prevista é de 14°C, com possibilidade de chuva a partir da tarde. Em Campo Grande o dia ainda fica instável, com mínima de 18°C e máxima de 25°C. Cuiabá já amanhece com chuva e 20°C, e a temperatura também não passa dos 25°C à tarde.

Entre o sul e leste do Acre e no oeste de Rondônia, a segunda-feira começa com chuva, mas a tendência é de sol com muitas nuvens à tarde. Em Rio Branco a mínima prevista é de 19°C, com máxima de 27°C. Em Epitaciolândia/AC, no sul do estado, a temperatura mínima chega aos 18°C. Vilhena/RO tem possibilidade de chuva o dia todo, com temperaturas entre 18°C e 24°C.


Terça-feira

A massa de ar frio enfraquece rapidamente e a temperatura entra em rápida elevação em todo o Sul, no oeste do Centro-Oeste e no sul da região Norte. Volta a chover no sul e oeste do Rio Grande do Sul e na região do Pantanal. Entre Santa Catarina, Paraná e grande parte de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o tempo continua instável, com muitas nuvens e chuvas frequentes ao longo do dia. Tempo firme o dia todo no Acre e oeste de Rondônia, com temperatura agradável ao amanhecer e calor à tarde.


E São Paulo?

A presença da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), intensa circulação de ventos nas camadas superiores da atmosfera, próximo ao Sudeste do Brasil, deve impedir a chegada dessa frente fria à maior parte do estado de São Paulo. Apenas o extremo oeste (região de Presidente Prudente) e extremo sul do estado (Vale do Ribeira, Iguape, Cananéia), é que vão sentir os efeitos diretos dessa frente fria. Há, inclusive, risco de chuva volumosa principalmente na região de Cananéia durante a segunda-feira, por conta da frente fria estacionada na altura do litoral do Paraná. Neste dia, a máxima prevista é de 27°C em Presidente Prudente e 24°C em Registro, cidades que tem registrado mais de 30°C nos últimos dias. Já a capital paulista e praticamente todo o interior vão continuar sob a influência do ar mais quente, que mantém a temperatura acima da média pra essa época do ano. Na cidade de São Paulo as máximas durante a semana ficam entre 28°C e 30°C, e as mínimas entre 18°C e 20°C, com muito sol e pouca chuva.

Nas demais áreas do Sudeste, a frente fria não terá qualquer efeito.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias