Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

A aproximação de uma frente fria e o aprofundamento de um sistema de baixa pressão favorecem a formação de nuvens muito carregadas sobre o Rio Grande do Sul. Conforme a Climatempo já tinha alertado, temporais já foram registrados entre a madrugada e a manhã deste sábado no Oeste e Campanha gaúcha e ao longo do dia também devem atingir outras áreas do estado.

 

Entre a meia-noite e as 08h30 do dia 24 de março de 2018 foram registrados 21.877 raios sobre o Rio Grande do Sul, sendo que 11.248 atingiram a superfície (raios nuvem-solo) e 10.629 ocorreram dentro ou entre nuvens. Na tabela a seguir são apresentados as 5 cidades com o maior número de descargas atmosféricas durante o período.

 

Raios_RS_24032018

 

Segundo dados do CEMADEN, a estação de Planalto localizada no município de Rosário do Sul já acumulou 188,6 mm em apenas seis horas (entre as 02h40 e 08h40, horário de Brasília). Na estação automática do INMET em Quaraí foram acumulados 85,2 mm de chuva entre as 05h e 08h. Só para comparação, a média histórica de chuva para o mês de março na região é de aproximadamente 160 mm.

 

mapa_satelite_goes16.php

 

Já nas próximas horas a região da Depressão Central e Missões já devem receber chuva forte e volumosa. Durante a tarde a expectativa é que essas instabilidades cheguem até a capital e o norte do estado. A população deve ficar atenta aos avisos da Defesa Civil.

 

RISCO DE CHUVA FORTE NO OESTE DE SC E DO PR

Devido ao forte aquecimento e ao deslocamento das áreas de instabilidade também há previsão de chuva forte no oeste de Santa Catarina e do Paraná a partir da tarde deste sábado.

 

 

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias