Grande São Paulo terá mais temporais nos próximos dias

30/03/2018 às 20:28
por Josélia Pegorim

Atualizado 31/03/2018 às 19:38

Oferecimento
Litoral e interior também podem ter chuva forte. Chuva de março alcança a média na capital paulista.

O ar quente e úmido continua a predominar sobre o estado de São Paulo e nuvens carregadas voltam a se formar no fim de semana. O mês de abril começa com tempo instável e alto risco de temporais inclusive na Grande de São Paulo e pelo litoral paulista, que também sofreu com vários eventos de chuva muito volumosa durante o mês de março.

 

 

Abril começa com temporais

O risco de temporais aumenta durante o domingo, primeiro dia de abril, com a influência de áreas de instabilidade que avançam do Sul do Brasil para o estado de São Paulo. Diferente dos últimos dias, a chuva do domingo poderá começar já pela manhã em várias áreas do estado. Confira mais detalhes da previsão para o estado de São Paulo para 5 dias.

Muitas áreas do interior e do litoral, além da Grande São Paulo, também poderão sofrer com a chuva forte e volumosa na segunda e na terça-feira, 3 de abril.

 

Acompanhe a evolução das nuvens carregas pelas imagens de satélite. Elas mostram a nebulosidade a cada 15 minutos.

Calor 

Muita gente vem reclamando do desconforto do calor e do ar abafado, mas por enquanto não há expectativa de mudanças nesta situação. A sensação de abafamento ainda predomina no começo de abril.

O mês de março terminou mais quente do que o normal. A média das temperaturas máximas e das mínimas registradas na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia, no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, ficou aproximadamente 1,5°C acima da média normal para março. Pelas novas referências Climatológicas divulgadas pelo INMET, considerando o período de 1981 a 2010, a média da temperatura máxima em São Paulo em março é de 28,0°C e a média da temperatura mínima é de 18,8°C.

 

Confira o balanço do temporal de 30/3/18

 

 Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

 

Chuva de março atinge a média na capital

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, a chuva de março de 2018 praticamente atingiu a média no dia 30. O total de precipitação acumulado do dia 1 até 9 horas de 31 de março foi de 220,7 mm. A média de chuva para março é de 214,5 mm, conforme as novas referências calculadas pelo INMET para o período de 1981 a 2010. Em março de 2017 choveu 160,4 mm.

Nas novas médias normais do período de 1981 a 2010, a média normal de chuva para o mês de março foi uma das que mais se alteraram em relação ao período de 1961 a 1990.

 

Comparação das normais climatológicas para a cidade de São Paulo

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%