Nova instabilidade entra forte sobre o Grande Rio

03/04/2018 às 15:20
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/04/2018 às 21:43

Oferecimento
Semana é com tempo instável. Áreas de instabilidade permanecem sobre o RJ por vários dias e pode chover forte

O tempo continua muito instável na noite da terça-feira, 3 de abril, sobre o Grande Rio e outras regiões do estado do Rio De Janeiro. Uma nova área de instabilidade se organizou entre São Paulo e Rio de Janeiro e por volta das 21 horas já estava começando a atingir o Grande Rio novamente. Esta é a segunda instabilidade forte da noite de 3 de abril.

 

Na imagem captada pelo satélite meteorológico GOES 16 é possível ver as duas áreas de instabilidade: (1) que provocou a chuva forte entre 18 horas e 20 horas e (2) que começava a atingir o Grande Rio por volta das 21 horas. A instabilidade (3) é bastante forte mas já está sobre o Espírito Santo e não volta para o Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Áreas de instabilidade se desenvolveram no sul do estado do Rio de Janeiro no fim da tarde desta terça-feira, 3 de abril, e avançaram sobre o Grande Rio. A chuva cai moderada a forte e se prolonga pelo menos pelas próximas 2 horas. As áreas de chuva atingiram primeiro a zona oeste carioca, mas se espalham sobre o restante da cidade. Há risco de alagamentos.

 

Veja quanto choveu em 4 horas na noite da terça-feira, 3 de abril.

 

 

Chuva forte no Rio de Janeiro em 3/4/18

 

O Alerta Rio/Prefeitura do Rio de Janeiro registrou 38,8 mm em Santa Cruz, em apenas 1 hora de chuva, entre 18h35 e 19h35. Um volume de 20,0 mm em 1 hora já é considerado uma chuva intensa. No mesmo período choveu 28,2 mm. Já o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 44,8 mm em Itaguaí.

 

 

 

Áreas de instabilidade se intensificam sobre o Rio de Janeiro por causa do ar quente e úmido que predomina no estado e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral fluminense. Esta frente fria avança em direção do Espírito Santo nesta quarta-feira, mas sua influência será sentida sobre o Rio de Janeiro no restante da semana.

 

Nuvens bastante carregadas (manchas azuladas e vermelhas) podiam ser observadas sobre parte da região serrana e do centro-norte do estado do Rio de Janeiro durante a tarde desta terça-feira. 

 

RJ-sat_ok

 

 

Semana instável

As áreas de instabilidade vão continuar sobre o estado do Rio de Janeiro nos próximos dias. Até a sexta-feira, a previsão é de que todo o estado tenha muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva forte e volumosa especialmente sobre o Norte Fluminense, região dos Lagos e região Serrana. Mas não dá para descartar o risco de pancadas moderadas a fortes sobre a região da cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio

 

Fim de semana

O primeiro fim de semana de abril será com mais sol e calor no estado do Rio de Janeiro, mas ainda com previsão de pancadas de chuva e raios à tarde e a noite, podendo chover com moderada a forte intensidade em alguns locais.

Por enquanto, não há expectativa da entrada de ar polar forte sobre o Rio de Janeiro que possa realmente baixar a temperatura por vários dias. A sensação de calor e de abafamento predomina pelo menos até fim da primeira quinzena de abril.

 

 

Foto de Sonia Maria, Rio de Janeiro (RJ)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

26°
max

25mm / 80%