Oferecido por
Grandes áreas de instabilidade continuam sobre o Norte do Brasil e os temporais não dão trégua a Região. O risco de chuva forte permanece para todos os estados.
Muita chuva no Pará
Voltou a chover com forte intensidade sobre o Pará na tarde desta segunda-feira (9). O município de Óbidos, no norte do estado, registrou 53,8 mm de chuva somente em uma hora, entre às 13 e 14 horas, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Entre domingo (8) e esta segunda-feira foram 96,2 mm em São Félix do Xingu, no sul do Pará, no período de 24 horas. Esse foi o maior volume de chuva no Brasil neste período.
A situação também é crítica em Rondônia, por conta da cheia do rio Madeira. O nível do rio permanece elevado e centenas de famílias ribeirinhas sofrem com as inundações. Plantações inteiras de banana e mandioca foram perdidas.
Foto: Roberto Meira. Marabá/PA.
Alerta para temporais
Todo o Norte do Brasil permanece em alerta para mais temporais. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua próxima e mantém nuvens carregadas no Amapá e no norte do Pará. A circulação de ventos sobre a Região Norte também ajuda a formar outras áreas de instabilidade.
A terça-feira (10) vai continuar com o tempo instável e há previsão de pancadas de chuva desde cedo em todos os estados, com risco de chuva forte e volumosa. Alerta especial para chuva intensa nas capitais Macapá (AP) e Belém (PA).
Esta segunda semana de abril vai continuar com bastante chuva sobre os estados das Região Norte. Em vários momentos a chuva será volumosa e acompanhada por raios.
Veja no Agroclima: Colheita da soja é favorecida no centro-norte do Brasil