Temporais não dão trégua ao Norte do Brasil

09/04/2018 às 16:36
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Pará tem muita chuva nas últimas 24 horas.

Grandes áreas de instabilidade continuam sobre o Norte do Brasil e os temporais não dão trégua a Região. O risco de chuva forte permanece para todos os estados. 

 

Muita chuva no Pará

Voltou a chover com forte intensidade sobre o Pará na tarde desta segunda-feira (9). O município de Óbidos, no norte do estado, registrou 53,8 mm de chuva somente em uma hora, entre às 13 e 14 horas, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Entre domingo (8) e esta segunda-feira foram 96,2 mm em São Félix do Xingu, no sul do Pará, no período de 24 horas. Esse foi o maior volume de chuva no Brasil neste período. 

 

A situação também é crítica em Rondônia, por conta da cheia do rio Madeira. O nível do rio permanece elevado e centenas de famílias ribeirinhas sofrem com as inundações. Plantações inteiras de banana e mandioca foram perdidas.  

 

Foto: Roberto Meira. Marabá/PA.

 

Alerta para temporais

Todo o Norte do Brasil permanece em alerta para mais temporais. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua próxima e mantém nuvens carregadas no Amapá e no norte do Pará. A circulação de ventos sobre a Região Norte também ajuda a formar outras áreas de instabilidade. 

 

A terça-feira (10) vai continuar com o tempo instável e há previsão de pancadas de chuva desde cedo em todos os estados, com risco de chuva forte e volumosa. Alerta especial para chuva intensa nas capitais Macapá (AP) e Belém (PA).   

 

Esta segunda semana de abril vai continuar com bastante chuva sobre os estados das Região Norte. Em vários momentos a chuva será volumosa e acompanhada por raios. 

 

Veja no Agroclima: Colheita da soja é favorecida no centro-norte do Brasil 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - AL

22°
min

25°
max

17mm / 90%

Marabá - PA

23°
min

35°
max

4mm / 90%

FASES DA LUA

  • Nova
    15/04
  • Crescente
    22/04
  • Cheia
    31/03
  • Minguante
    08/04

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12