Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Chuva não para no Norte do Brasil

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva não para no Norte do Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Nauro Moreira, Castanhal (PA)

    4 min de leitura

    Oferecido por

    A chuva castigou o leste do Pará nesta quinta-feira, 12 de abril. Em Paragominas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 137,4 mm em apenas 2 horas de chuva no começo da madrugada. O total acumulado entre 23 horas da quarta, 11, e 6 horas do dia 12 de abril foi de 151,4 mm. A chuva intensa deixou muitas famílias desabrigadas e fez com que várias ruas na cidade virassem verdadeiros rios e com forte correnteza. A imprensa local noticiou que um trecho da rodovia PA 256 desmoronou. Em Rondon do Pará, choveu 133,4 mm entre 23 horas do dia 11 e 13 horas do dia 12 de abril, segundo o INMET.

     

    Mesmo sendo época de chuva volumosa sobre o Pará, estes volumes de chuva são extremamente elevados. Na capital, Belém, a chuva caiu muito forte entre a terça e a quarta-feira, 11 de abril, acumulando aproximadamente 103 mm em menos de 24 horas em alguns locais.

    As imagens da nebulosidade capitadas pelo satélite GOES 16 na tarde da quinta-feira, 12, mostravam nuvens bastante carregadas em desenvolvimento sobre diversas áreas do Pará prometendo mais chuva!

     

     

    Pará_temporal_12-4-18

     

    Belém

    Em Belém, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, já choveu 248,0 mm de 1 a 12 de abril, até 9 horas, o que representa 58% da média de chuva para abril. A média para abril é de aproximadamente 424,0 mm, a segunda maior média mensal do ano perdendo para março que tem média de 450,0 mm.

     

     

    Foto de Nauro Moreira, Castanhal (PA)

     

    Macapá

    Macapá, a capital do Amapá, foi outro local na Região Norte do Brasil que teve muita chuva na quinta-feira, 12 de abril. Entre 23 horas do dia 11 e 11 horas do dia 12 de abril choveu 90,4 mm, pela medição automática do INMET. O total acumulado em 12 dias de chuva foi de aproximadamente 330,0 mm, pela medição automática. A média de chuva para abril é de 384,0 mm, a segunda maior média mensal na escala anual. 

     

     

    Mais chuva forte

    A previsão é de mais chuva sobre o Pará e em toda a Região Norte nos próximos dias. O excesso de umidade e de calor, e a presença da Zona de Convergência Intertropical sobre na costa norte do Brasil, estimulam o crescimento de muitas nuvens carregadas sobre todos os estados. As pancadas de chuva continuam frequentes nos próximos dias e podem ser fortes. Há risco de temporais e pode voltar a chover forte nas áreas do Pará onde a chuva caiu forte nos últimos dias.

     

    A chuva não dará trégua ao Pará e ao norte do Brasil de forma geral, pelo menos por mais 5 dias. O mapa mostra a estimativa da chuva para o Brasil até o dia 17 de abril. As manchas em tons de verde que aparecem em áreas de todos os estados da Região Norte representam volumes de 70 mm a 150 mm que podem ser acumulados em 5 dias. O Pará está entre áreas do país que vão receber os maiores volumes de chuva até o dia 17 de abril.

     

     

    Estimativa do volume de chuva sobre o Brasil de 13 a 17 de abril de 2018

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias