Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

VCAN ajuda a aumentar as condições de chuva no Centro-Oeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Henrique Carneiro. Querência/MT.

3 min de leitura

Oferecido por

A semana foi marcada por grande contraste de umidade no Centro-Oeste do Brasil. Enquanto o ar seco manteve o tempo aberto e afastou a chuva de Mato Grosso do Sul, as áreas de instabilidade ainda persistiram especialmente sobre o norte dos estados de Mato Grosso e de Goiás. Uma mudança na circulação de ventos vai ajudar a diminuir a influência do ar seco sobre a Região e as pancadas de chuva deverão acontecer por mais áreas nos próximos dias.

 

VCAN ajuda a provocar chuva  

O sistema meteorológico que passa a provocar essa mudança nas condições de chuva é o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da Atmosfera (VCAN). Ele atua em torno de 10 mil metros de altitude e sua circulação de ventos ajuda a aumentar a umidade e favorecer a ocorrência de chuva. 

 

As nuvens associadas ao VCAN, que já começou a aturar na Região, continuam crescendo entre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal nesta sexta-feira (13). Ainda a chuva mais frequente acontece nas áreas mais ao norte da Região. Há previsão de pancadas de chuva com raios para todas essas áreas, e nas capitais Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Brasília (DF). A parte norte de Mato Grosso do Sul também já pode voltar a ter chuva a partir da tarde. 

 

A partir do fim de semana, as nuvens carregadas também se espalham pelas outras áreas de Mato Grosso do Sul e os dias secos serão interrompidos com o retorno das pancadas de chuva. Campo Grande (MS) volta a ter chuva já no sábado (14). 

 

Foto: Henrique Carneiro. Querência/MT.

 

Tempo continua abafado 

As altas temperaturas, que têm sido reclamação de muita gente da Região, ainda vão permanecer sem mudança. O tempo fica abafado, mesmo com as pancadas de chuva e por enquanto não há expectativa de forte resfriamento na Região. 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias