"Rio atmosférico" provoca chuva intensa no norte da Califórnia

13/04/2018 às 17:17
por Redação

Atualizado 13/04/2018 às 17:42

Oferecimento
Forte umidade surgiu no Pacífico tropical, próximo do Havaí

A chuva que caiu entre os dias 7 e 8 de abril de 2018 no norte da Califórnia fez com que a equipe do San Francisco Giants cancelasse a abertura da temporada de Baseball pela primeira vez em 12 anos. O Parque Nacional de Yosemite, na Serra Nevada, também foi fechado devido ao alagamento de estradas.

 

A chuva foi causada por um rio atmosférico, um fluxo estreito de ar que transporta quantidades muito altas de umidade para longas distancias. Os rios atmosféricos são responsáveis por reabastecer reservatórios de água na Costa Oeste dos Estados Unidos.

 

A umidade surgiu no Pacífico tropical, próximo do Havaí, e fez com que o rio atmosférico se tornasse um exemplo do que os meteorologistas chamam de “Pineapple Express”*. Mesmo com todos os transtornos, o dilúvio deve ajudar a região, que sofre com a seca e a escassez de água durante os meses de verão.

 

Recorde de chuva e umidade

O “Pineapple Express” levou mais umidade para o nordeste da Califórnia do que qualquer outra tempestade de inverno já registrada.

 

A animação abaixo mostra o volume de chuva registrado quando o “Pineapple Express” se moveu do Havaí em direção ao norte da Califórnia, além do acumulado de chuva a cada 30 minutos desde meia-noite do dia 1º até a meia noite do dia 11 de abril. Os dados de precipitação são estimativas de sensoriamento remoto dos Satélites de Multi-domínios integrados à Global Precipitation Measurement (GPM). Quantidades de chuva locais podem ser significativamente maiores quando medidas do solo.

 

 

A última temporada de alta umidade no estado (de outubro de 2016 a março de 2017) teve 45 rios atmosféricos, e um terço deles foi ranqueado como “forte” ou “extremo”, pelo Center for Western Weather and Water Extremes, da Universidade da Califórnia. Antes das tempestades de abril, a Califórnia teve apenas um evento de chuva forte, que ocorreu no final de março.

 

2 ok

 

Nos mapas acima, é possível notar que as condições de seca aumentaram dois terços na região norte da Califórnia e na Serra Nevada desde as chuvas de março e abril. Já no sul da Califórnia, as condições pioraram, uma vez que a área não foi alcançada pelo mais recente rio atmosférico.

 

Os mapas são baseados em medições de clima, solo e condições de água de mais de 350 observadores federais, estaduais e locais em todo o país.

 

Em 11 de abril de 2018, doze dos principais reservatórios da Califórnia estavam próximos ou acima da média histórica para esta época do ano.

 

* - A expressão "Pineapple Express" (literalmente "Expresso do Abacaxi") é uma referência específica ao Havaí, conhecido por ter sido um grande produtor de abacaxi. No começo dos anos 1960, o país forneceu mais de 80% da produção mundial de abacaxi em lata. No entanto, a produção da fruta começou a ficar mais viável  economicamente em países da Ásia, como Filipinas, Tailândia e Indonésia. Com isso, a produção de abacaxi do Havaí sofreu uma grande queda entre os anos 1970 e 1980, e a última grande fábrica da fruta em lata no país fechou em 1983. Aqui no Brasil, conhecemos o Abacaxi Havaí, que é um tipo deste fruto. 

 

Fonte: Earth Observatory/NASA

Tradução: Amanda Sampaio

 

CIDADES RELACIONADAS

Serra - ES

21°
min

35°
max

25mm / 75%

FASES DA LUA

  • Crescente
    16/10
  • Cheia
    24/10
  • Minguante
    02/10
  • Nova
    09/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06