Novo satélite ajuda a monitorar deslizamentos de terra pelo mundo

18/04/2018 às 16:43
por Redação

Atualizado 19/04/2018 às 13:53

Oferecimento
Modelo desenvolvido pela NASA identifica deslizamentos a cada 30 minutos

Um novo satélite desenvolvido pela NASA (agência espacial americana) irá permitir que, pela primeira vez, cientistas examinem ameaças de deslizamentos de terra causadas pela chuva em qualquer lugar do mundo, a cada 30 minutos. Junto a ele, o modelo “Landslide Hazard Assessment for Situational Awareness (LHASA)” foi criado para identificar quando e onde os riscos de deslizamento estão ocorrendo, além de entender padrões de longo prazo destes acontecimentos.

 

Giftraduzido

Média de deslizamentos com base nos anos de 2001 a 2016
Fonte: NASA

 

A animação acima mostra o potencial de deslizamentos de terra anual, baseado na média dos últimos 15 anos. As imagens revelam uma “época de deslizamento global”, com pico no número do potencial de desastres em julho e agosto no leste e sul da Ásia – grande parte deles associado às monções asiáticas e às estações de ciclones tropicais. Já no Hemisfério Sul, o pico fica no Peru, próximo do mês de março. Confira a imagem aproximada.

 

mapatraduzido2

Fonte: NASA

 

Em algumas áreas, o LHASA revelou deslizamentos que não foram registrados em base de dados ou noticiários. O modelo mostrou também que ocorreram mais deslizamentos de terra no sul da Cordilheira dos Andes, Rifte Africano Ocidental, Turquia e Irã do que foi contabilizado pelo Catálogo de Deslizamentos da NASA.

 

O mapa abaixo mostra mais de dois mil deslizamentos de terra que provocaram mortes.

 

mapatraduzido

Fatalidades provocadas por deslizamentos de terra entre 1988 e 2017

Fonte: NASA

 

Como funciona o LHASA

Para estimar potenciais deslizamentos, o modelo LHASA identifica, primeiramente, áreas com precipitação forte, persistente e recente. As estimativas de precipitação são fornecidas por satélites de multi-domínios integrados à Global Precipitation Measurement (GPM). Os sensores terrestres e de satélite fornecem estimativas de precipitação em todo o mundo, a cada 30 minutos. O LHASA, por sua vez, compila os dados dos últimos sete dias e analisa quando cada área excede o limite crítico.

 

Em lugares onde a precipitação é raramente abundante, o modelo combina os dados a um mapa de suscetibilidade para determinar se a área é propensa à ocorrência de deslizamentos de terra. O mapa considera cinco características que desempenham um papel importante na atividade de deslizamentos: se estradas foram construídas em localidades próximas; se árvores foram retiradas ou queimadas; se houve alguma falha tectônica nas proximidades; se o alicerce local é fraco; se as encostas são íngremes.

 

Quando o mapa de suscetibilidade revela que uma área com chuvas fortes é vulnerável, o LHASA produz uma espécie de alerta com o nível de probabilidade de deslizamento de terra para os pesquisadores. O modelo pode produzir novos alertas a cada 30 minutos.

 

Fonte: Earth Observatory/NASA

Tradução: Amanda Sampaio