Por que esfriou em Brasília e em Goiás?

18/04/2018 às 20:13
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura volta a subir nos próximos dias

Muitas pessoas no Distrito Federal e em Goiás comentam do frio, da queda da temperatura que vem ocorrendo esta semana. A tarde de 18 de abril foi a segunda mais fresca do ano até agora em Brasília. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 20,7°C de temperatura máxima. O recorde anterior de menor máxima é de 19,8°C registrado no dia 4 de fevereiro.

 

A queda foi de 1,5°C em relação à tarde do dia 17, mas de quase 5°C em relação à temperatura máxima da segunda-feira, dia 16. No aeroporto de Brasília, a temperatura ao meio-dia era de 20°C, mas com o vento em torno dos 30 km/h, a sensação térmica chegava aos 16°C.

Em várias áreas de Goiás, a temperatura na tarde da quarta-feira, 18, não passou dos 25°C. Em Alto Paraíso de Goiás, a máxima do dia foi pouco acima dos 20°C.

 

Por que esfriou?

A baixa temperatura à tarde nos últimos dois dias sobre Goiás e sobre o Distrito Federal é explicada pela combinação do excesso de nebulosidade com o vento moderado e constante (velocidade entre 20 km/h e 30 km/h) que sopra desde início da semana. A grande quantidade de nuvens impediu que o sol aparecesse e o vento moderado dificultou ainda mais a temperatura, além de aumentar a sensação de frio.

 

Sem o sol, o ar não esquenta mesmo, mas o vento fez muita diferença porque estava moderado e constante e também por que é um vento originado de uma grande e forte massa de ar polar que está sobre o oceano, na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. O vento da direção leste vem desta massa polar espalhando ar frio sobre Goiás e sobre o Distrito Federal.

 

Desde o começo da semana, a circulação de ventos entre 5 mil e 10 mil metros de altitude vem gerando uma grande quantidade de nuvens e chuva sobre quase todo o Centro-Oeste. Isto manteve o tempo úmido nos últimos dias e algumas pancadas de chuva foram até fortes. A chuva de abril de 2018 já superou a média histórica para o mês em Brasília, em Goiânia e em Cuiabá.

 

Sol à vista

A circulação dos ventos muda novamente nos próximos dias sobre o Centro-Oeste e a tendência é de diminuição da nebulosidade, mas as pancadas de chuva de abril ainda não acabaram.

Esta quinta-feira já será com menos nebulosidade e mais sol em Goiás e no Distrito Federal. A temperatura sobe e a sensação de calor volta até o fim da manhã. O amanhecer será ligeiramente frio. O sol e o tempo seco predominam na região de Brasília na sexta-feira, mas o sul de Goiás e a divisa com o Mato Grosso já poderão ter algumas pancadas de chuva a partir da tarde.

 

Aniversário de Brasília

Durante o fim de semana, o sol vai aparecer, mas a nebulosidade volta a aumentar e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite no Distrito Federal. O aniversário de 58 anos de Brasília que será no sábado, 21 de abril, terá sol, um pouco de calor e pancadas de chuva a partir da tarde.

Há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde em todas as regiões de Goiás durante o fim de semana.

Para Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite entre esta quinta-feira e o domingo. Confira a previsão para a Região Centro-Oeste para os próximos dias.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

37°
max

0mm / 0%

Goiânia - GO

21°
min

32°
max

0mm / 0%