Recorde de baixa temperatura em Brasília e em Vitória

19/04/2018 às 12:22
por Josélia Pegorim

Atualizado 19/04/2018 às 12:42

Oferecimento
São Paulo iguala recorde registrado ontem.

A madrugada desta quinta-feira, 19 de abril, foi a mais fria de 2018 até agora nas quatro capitais Brasília e Vitória. A capital do Espírito Santo bateu o recorde de menor temperatura deste ano pelo segundo dia consecutivo.

 

Em Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 15,9°C de temperatura mínima. O recorde anterior de menor temperatura em 2018 era de 16,0°C, no dia 13 de janeiro.

Em Vitória, a temperatura mínima foi de 19,2°C e o recorde anterior era de 19,3°C registrado ontem, 18 de abril

 

A queda acentuada da temperatura é o efeito de uma grande e forte massa de ar polar que se espalhou pelo Sul e Sudeste do Brasil desde o início da semana. No caso de Brasília, a diminuição da nebulosidade durante a madrugada desta quinta-feira colaborou para acentuar o resfriamento do ar.

O vento frio desta massa de ar polar chegou moderado sobre Brasília e ajudou a baixar a temperatura desde ontem. A tarde da quarta-feira foi a segunda mais fria do ano em Brasília.

 

Por que esfriou em Brasília em Goiás?

 

Em São Paulo, o INMET registrou 14,0°C de temperatura mínima nesta quinta-feira, igualando o valor do recorde de menor temperatura do ano que já havia sido registrado ontem. Esta é a temperatura mínima oficial na capital paulista. Em outro local, na zona sul, a estação meteorológica da USP localizada na região do zoológico registrou 11,2°C nesta quinta-feira, a menor temperatura deste ano neste local.

 

 

Foto de Wilan Nascimento, Brasília (DF)

 

Possibilidade de novos recordes 

Com a combinação de ar polar e a pouca nebulosidade durante o período noturno, novos recordes de menor temperatura deste ano são possíveis nesta sexta-feira em algumas capitais brasileiras.  Confira quais capitais podem ter novo recorde de frio e os valores recordes atuais:

 

Belo Horizonte: 15,9°C em 18 de abril (previsto 15°C)

Vitória: 19,2°C em 19 de abril 

Brasília: 15,9°C em 19 de abril 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 67%

Belo Horizonte - MG

21°
min

32°
max

25mm / 67%