Tempestade no Rio Grande do Sul

02/05/2018 às 16:16
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nuvens muito carregadas passam pela fronteira com o Uruguai. Ar seco bloqueia instabilidade no extremo sul do Brasil.

Nuvens muito carregadas avançaram do leste da Argentina e do Uruguai para a o Rio Grande do Sul levando chuva bastante forte para cidades gaúchas próximas da fronteira uruguaia.

 

Em apenas 1 hora, entre 13 e 14 horas, choveu 38,4 mm em Santana do Livramento, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Entre 14 e 15 horas foram mais 20,2 mm, num total de 58,6 mm em 2 horas de chuva. O acumulado em 6 horas foi de quase 85,0 mm. Esta mesma região já havia tido chuva forte entre a segunda e a terça-feira, 1 de maio.  Em apenas 48 horas já choveu aproximadamente 90 mm. A média de chuva para maio fica em torno de 144,0 mm.

Em Dom Pedrito choveu 50,4 mm em 12 horas, entre 3 horas da madrugada e 15 horas desta quarta-feira.

 

 

RS_temporal-2-5-18

 

 

Fortes pancadas de chuva ocorrem também sobre o Uruguai e na região das províncias argentinas de Santa Fé, Entre Rios e em parte da província de Buenos Aires. A chuva caiu forte também na região da capital portenha.

Estas áreas de instabilidade são de uma nova frente fria que avança para o Rio Grande do Sul, mas que ficam bloqueada sobre este estado, especialmente no sul gaúcho, por causa da atuação de uma forte massa de ar seco que predomina sobre o centro-sul do Brasil.



Foto de Fabiani Piemolini, Bagé (RS)