Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil sobe no ranking de queimadas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

O Brasil é ocupa o terceiro lugar de um triste ranking da América do Sul, o de maior número de queimadas. Um dos fatores que contribui para este dado é a perssitência do ar seco sobre áreas centrais do país por vários dias. A tendência nos próximos meses é de aumento nos focos.

 

No início de 2018, o Brasil ocupava o quarto lugar dentre os países com o maior número de queimadas na América do Sul. Com a persistência do ar seco e a diminuição dos volumes de chuva, o número de incêndios e queimadas aumentou gradativamente. Roraima é um dos estados brasileiros com o maior número de registros, com quase 2 mil focos segundo o Inpe.

 

QUEIMADAS

 

Atualmente, ocupamos o lugar que no começo do ano era da Argentina. Em relação ao ano passado, todos os países que compõem o ranking tiveram aumento no número de queimadas. Dentre eles, o Brasil teve o menor índice de crescimento com 14%.

 

 

NÚMERO DE QUEIMADAS TENDE A AUMENTAR NOS PRÓXIMOS MESES

Ao longo dos próximos meses a tendência é de que este número aumente ainda mais. Estamos no início do período seco sobre as áreas centrais do país que passam por longos períodos sem chuva entre os meses de junho e setembro. Com a vegetação mais seca, há uma facilidade na geração e propagação do fogo.

 

Dentre os tipos de vegetação brasileiras, o mais atingido é o da Floresta Amazônica. Clique aqui e saiba mais estatísticas sobre as queimadas do Brasil

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias