Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Ar seco e muito calor no Centro-Oeste

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Ar seco e muito calor no Centro-Oeste

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Wilan Nascimento - Brasília, DF

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Nesta quinta-feira (10), não há mudanças significativas para o Centro-Oeste do Brasil. O predomínio ainda é de uma massa de ar seco que cobre todos os estados e inibe a formação de nuvens de chuva.

     

    Com isso, o dia será marcado por mais horas de sol forte e baixos índices de umidade relativa do ar (entre 20 e 30%), especialmente no interior dos estados. Outro fator importante que chama a atenção é o aumento do número de queimadas. Muito comum nesta época do ano, o tempo seco e falta prolongada de chuva deixa o solo e a vegetação cada vez mais seco o que facilita o alastramento dos focos de fogo.

     

    O Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em seu relatório de Monitoramento de Queimadas mostra que o satélite Acqua registrou nos primeiros oito dias de maio, um total de 225 focos de fogo no estado do Mato Grosso que lidera o ranking de todos os estados brasileiros, até agora. 

     

    Foto de Wilan Nascimento - Brasília, DF

     

    Virada no tempo   

    Uma grande e rápida frente fria vai virar o tempo na próxima sexta-feira em algumas áreas do Centro-Oeste. O contraste do ar seco que predomina na Região e a chegada deste novo sistema irá provocar chuva e ventos fortes principalmente em Mato Grosso do Sul. O sul, o leste e o centro do estado serão as áreas mais propícias a acumular grandes volumes de chuva.

     

    Em Mato Grosso, esta frente fria deve provocar pancadas de chuva na fronteira com a Bolívia. A nebulosidade aumenta sobre Cuiabá, mas a chance de chuva é baixa. O calor será bastante intenso.

     

    No sábado, 12 de maio, a nebulosidade e a chuva desta frente fria se espalham pelo norte de Mato Grosso do Sul, sobre a região de Cuiabá, de Rondonópolis e chegam ao sul de Goiás. Porém, não se deve contar com chuva volumosa e nem persistente sobre estas áreas.

     

    Não há expectativa de chuva para as demais áreas do Centro-Oeste. A chuva não chega a Goiânia e nem a Brasília.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias