Ar seco e muito calor no Centro-Oeste

09/05/2018 às 15:47
por Angela Ruiz

Oferecimento
Confira como fica o tempo nos próximos dias

Nesta quinta-feira (10), não há mudanças significativas para o Centro-Oeste do Brasil. O predomínio ainda é de uma massa de ar seco que cobre todos os estados e inibe a formação de nuvens de chuva.

 

Com isso, o dia será marcado por mais horas de sol forte e baixos índices de umidade relativa do ar (entre 20 e 30%), especialmente no interior dos estados. Outro fator importante que chama a atenção é o aumento do número de queimadas. Muito comum nesta época do ano, o tempo seco e falta prolongada de chuva deixa o solo e a vegetação cada vez mais seco o que facilita o alastramento dos focos de fogo.

 

O Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em seu relatório de Monitoramento de Queimadas mostra que o satélite Acqua registrou nos primeiros oito dias de maio, um total de 225 focos de fogo no estado do Mato Grosso que lidera o ranking de todos os estados brasileiros, até agora. 

 

Foto de Wilan Nascimento - Brasília, DF

 

Virada no tempo   

Uma grande e rápida frente fria vai virar o tempo na próxima sexta-feira em algumas áreas do Centro-Oeste. O contraste do ar seco que predomina na Região e a chegada deste novo sistema irá provocar chuva e ventos fortes principalmente em Mato Grosso do Sul. O sul, o leste e o centro do estado serão as áreas mais propícias a acumular grandes volumes de chuva.

 

Em Mato Grosso, esta frente fria deve provocar pancadas de chuva na fronteira com a Bolívia. A nebulosidade aumenta sobre Cuiabá, mas a chance de chuva é baixa. O calor será bastante intenso.

 

No sábado, 12 de maio, a nebulosidade e a chuva desta frente fria se espalham pelo norte de Mato Grosso do Sul, sobre a região de Cuiabá, de Rondonópolis e chegam ao sul de Goiás. Porém, não se deve contar com chuva volumosa e nem persistente sobre estas áreas.

 

Não há expectativa de chuva para as demais áreas do Centro-Oeste. A chuva não chega a Goiânia e nem a Brasília.

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

33°
max

25mm / 80%

Goiânia - GO

21°
min

29°
max

20mm / 80%