Recorde de frio em Belo Horizonte, Vitória e no Rio de Janeiro

10/05/2018 às 12:11
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pode esfriar mais na madrugada desta sexta-feira. Falta de nuvens durante a noite aumenta o resfriamento do ar.

A madrugada de 10 de maio foi a mais fria do ano até agora nas capitais Belo Horizonte, Vitória e Rio De Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 15,4°C de temperatura mínima na capital de  Minas Gerais. O recorde anterior era de 15,9°C, no dia 18 de abril. 

Em Vitória,  a temperatura mínima foi de 17,6°C. O recorde anterior era de 17,9°C, no dia 2 de maio.

No Rio de Janeiro, a mínima foi de 15,5°C, no Alto da Boa Vista. O recorde anterior era de 15,6°C no dia 18 de abril.

 

Para a averiguação de recordes, a Climatempo adota como critério as medições das estações meteorológicas convencionais do INMET, onde existirem, por serem mais antigas e possuírem um históricos de medidas mais longo.

No caso de Vitória, está sendo considerada a medição da estação meteorológica automática, pois vem sendo adotada também pelo INMET.

Em Belo Horizonte, a estação meteorológica automática localizada na Pampulha registrou 12,9°C.

 

 

Capitais do Sudeste esfriam mais

Para esta sexta-feira, 11 de maio, a Climatempo prevê possibilidade de novo recorde de menor temperatura em 2018 para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e também para Vitória.

O resfriamento é explicado pela presença de ar polar na costa da Região Sudeste, mas principalmente pelo efeito de subsidência provocado pela pouca quantidade de nebulosidade no período noturno.

 

A falta de nuvens permite que a atmosfera perca calor de forma mais eficiente. Assim, as noites sem ou com pouca nebulosidade são mais frescas, com temperatura menor do que uma noite com muitas nuvens. A camada de nuvens retém o calor e impede o resfriamento acentuado durante a noite. As noites sem nuvens são mais frescas em qualquer estação do ano.

 

 

Subsidência ocorre nos sistemas de alta pressão atmosférica

 

 

Falta de nuvens durante a noite deixa o ar mais frio

 

 

Massa de ar seco

O efeito de subsidência (movimento de ar de cima para baixo) vem ocorrendo sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do Brasil por causa da grande massa de ar seco que vem predominando sobre estas regiões. Esta massa de ar seco é um sistema de alta pressão atmosférica e que provoca a subsidência do ar.

 

Temperatura negativa no parque do Itatiaia (RJ)

Foi o efeito de subsidência combinando com o ar polar na costa da Região Sudeste que provocou o frio intenso na parte mais elevada do parque nacional do Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou -2,8°C.

CIDADES RELACIONADAS

Boa Vista - RR

24°
min

32°
max

40mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

16°
min

28°
max

0mm / 0%