Temperatura cai muito no Brasil a partir do sábado

15/05/2018 às 16:35
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/05/2018 às 18:59

Oferecimento
O frio que vem por aí deve bater recorde de norte a sul do BR e fica abaixo de 0°C no Sul. Há risco de geada. Confira os recordes de frio atuais das capitais.

O frio do outono está atrasado, mas chega com bastante força sobre a América do Sul no próximo fim de semana com uma grande e forte massa de ar polar. A previsão é de que esta massa polar se divida em dois centros e um deles se desloque para o norte da Argentina.

 

É esta trajetória especial, continental, que vai fazer com que o ar frio chegue com mais força ao Brasil e se espalhe por mais áreas pelo interior do país. O centro do ar frio (região mais forte) vai passar sobre a Região Sul e sobre parte da Região Sudeste entre os dias 21 e 23 de maio fazendo a temperatura cair muito.

Esta massa forte massa de ar de origem polar vai fazer grande parte do Brasil esfriar muito e também vai reduzir a disponibilidade de umidade no ar, o que vai afastar a chuva por vários dias. Mas tudo isto é normal para esta época do ano.

 

Frio abaixo de zero

Com o ar polar chegando ao Brasil de forma continental, sem se misturar com a umidade do mar, o poder de resfriamento será maior. A queda da temperatura no centro-sul do país a partir do dia 19 de maio será a mais intensa e duradoura de de 2018, até agora. É frio para fazer a temperatura ficar abaixo de zero na Região Sul, para ocasionar geada nos estados do Sul, incluindo a Grande Curitiba, mas também não se pode descartar uma possibilidade de gear no sul de Mato Grosso do Sul, no sul de São Paulo, no Sul de Minas e na Serra da Mantiqueira.

 

Entenda como o frio vai se espalhar pelo Brasil nos próximos dias

Recordes de frio nas capitais

A massa polar que vem por aí deve ocasionar recorde de frio generalizados sobre o Brasil. Entre os dias 19 e 23 de maio, a passagem desta massa de ar de origem polar deve estabelecer novos recordes de frio para todas as capitais da Região Sul, do Sudeste,  do Centro-Oeste, além de Porto Velho e de Rio Branco.

 

A madrugada do sábado, 19 de maio, já será muito fria e com possibilidade de recordes de menor temperatura do ano nas capitais Porto Alegre do Sul, em Campo Grande Grande e em Cuiabá. Mas as madrugadas do domingo, da segunda-feira e da terça-feira serão geladas no Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, e muito frias nas demais áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. De forma fraca, o vento frio de origem polar poderá chegar até em áreas do Pará, do Tocantins e do oeste da Bahia.

 

Os recordes de frio nas capitais poderão ser batidos mais de uma vez durante a passagem desta massa de ar polar. Veja os recordes atuais das capitais que devem sentir a influência desta forte massa de ar polar. As temperaturas foram medidas em geral nas estações meteorológicas convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia. Para Vitória, Campo Grande e Porto Velho, o próprio INMET considera as medições de estações automáticas.

 

 

Porto Alegre (RS): 9,8°C (17 de maio)

Florianópolis (SC): 15,2°C (13 de maio)

Curitiba (PR): 11,8°C (18 de abril)

São Paulo (SP): 13,8°C (21 de abril)

Rio de Janeiro (RJ): 15,5°C (10 de maio)

Belo Horizonte (MG): 15,4°C (10 de maio)

Vitória (ES): 16,7°C (12 de maio)

Campo Grande (MS): 15,1°C (13 de maio)

Cuiabá (MT): 20,0°C (13 de maio)

Goiânia (GO): 15,2°C (12 de maio)

Brasília (DF): 13,6°C (12 de maio)

Rio Branco (AC): 19,6°C (27 de março)

Porto Velho (RO): 21,8°C (1 de março)

 

 

A massa de ar polar que passou sobre o centro-sul do Brasil no fim de semana de 12 e 13 de maio de 2018 fez a temperatura baixar para 2,4°C em Caçador, em Santa Catarina.

 

Foto de Mycchel Hudsonn Legnaghi, São Joaquim (SC)

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

29°
max

10mm / 67%

Florianópolis - SC

17°
min

24°
max

0mm / 0%