Ar polar atua forte sobre o BR nas próximos dias

20/05/2018 às 01:14
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Capitais do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, RO e AC batem recorde de frio até terça. Tarde do sábado, 19, foi a mais fria do ano em Porto Alegre e em Campo Grande.

A grande e forte frente fria que entrou no Brasil no dia 19 de maio provocou chuva forte e ventania por onde passou. Como vinha sendo previsto há vários dias, a massa de ar frio de origem polar desta frente fria também chegaria forte ao país causando uma acentuada queda da temperatura.

Apenas no primeiro dia de atuação desta massa de ar polar, a mais forte de 2018, por enquanto, foram estabelecidos recordes de frio nas capitais Porto Alegre (RS) e Campo Grande (MS)

Em Porto Alegre, a tarde de 19 de maio foi a mais fria de 2018, até agora, com temperatura máxima de apenas 16,0°C,  verificado na leitura de 21 horas (Brasília ). A capital gaúcha bateu o recorde de menor temperatura máxima pelo segundo dia consecutivo. Na sexta-feira, 18, a máxima foi de 16,8°C.

Em Campo Grande houve um duplo recorde de frio: a menor temperatura máxima e a menor temperatura mínima, mas que ocorreram de modo invertido. A mínima foi de 13,6°C e foi registrada na noite do dia 19 de maio. O recorde de tarde mais fria deste ano foi batido com a temperatura máxima de 23,7°C.

 

 

 

Mais frio e recordes nos próximos dias

O ar polar continua muito forte sobre o Brasil até a terça-feira, 22 de maio, mas o domingo, 20 e a segunda-feira, 21 de maio devem ser o dias com as menores temperaturas dentro do período de atuação deste sistema.

 

Temperaturas abaixo de zero devem ser registradas no Sul do Brasil e há possibilidade recordes de menor temperatura mínima e de menor temperatura máxima deste ano, até agora, em todas as capitais do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, de Rondônia e do Acre.

 

Esta massa de ar frio chega forte a Rondônia, ao Acre, ao sul do Amazonas provocando uma friagem moderada a forte. O termo friagem é usado para identificar a queda da temperatura que ocorre em áreas do sul da Região Norte do Brasil, mas especificamente provocada pela passagem de ar polar. Não é um resfriamento por chuva.

 

O domingo, 20 de maio, pode ser com duplo recorde de frio em São Paulo, em Campo Grande, em Cuiabá e nas três capitais da Região Sul. Belo Horizonte deve bater o recorde de menor temperatura do ano.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

32°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%