Possibilidade de chuva hoje em SP, PR e MS

25/05/2018 às 10:59
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Passagem de um cavado atmosférico provoca a formação de áreas de instabilidade

A passagem de um cavado meteorológico está estimulando a formação de muita nebulosidade sobre parte dos estados de São Paulo, do Paraná e de Mato Grosso do Sul. No decorrer desta sexta-feira, 25, há possibilidade de chuva no centro-sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, no centro-norte do Paraná e também no centro, oeste, sul e leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo.

 

Há possibilidade de chuva até a noite. De forma geral, a chuva que ocorrer será fraca, inclusive sobre as capitais São Paulo e Campo Grande, e também sem raios. Mas o litoral paulista pode ter chuva moderada forte.

 

Na imagem captada pelo satélite GOES 16 mostra muitas nuvens entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná provocadas pelo cavado atmosférico que passa sobre estes estados. A tendência é de que este cavado se desloque cada vez mais para leste, indo em direção aos estados do Rio De Janeiro e de Minas Gerais neste sábado.

Muitas nuvens entre MS, PR e SP



O que é o cavado atmosférico?

O cavado é uma ondulação no fluxo de ventos, no sentido horário, que pode ocorrer em qualquer nível de altitude atmosférico. O vento tem um giro horário, mas não completa 360 graus, como ocorre em uma baixa pressão atmosférica.

A passagem de um cavado força uma concentração de umidade estimulando a formação de muitas nuvens e de chuva. Em situações em que o ar está muito quente e úmido, a passagem de um cavado pode provocar tempestades.

A atuação deste cavado começou a ser observada ontem, 24 de maio, e por isso houve um grande aumento da nebulosidade e até chuva em alguns locais do Paraná e do sul de Mato Grosso do Sul.  Como o ar ainda estava muito seco em níveis superiores da atmosfera, tivemos mais nuvens do que chuva.

 

 

Foto de Renato Razavini, Caarapó (MS)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

32°
max

4mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

32°
max

0mm / 0%